Alerta: Pará de Minas registra quase 1.000 casos confirmados de dengue em menos de três meses

mosquito_aedes_dengue_zika
Nos últimos meses o número de casos suspeitos e confirmados de dengue vem crescendo assustadoramente em todo o Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, oito estados já estão enfrentando epidemia.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Minas Gerais vem registrando o avanço da doença em diversos municípios. Na região de Pará de Minas a situação é preocupante em praticamente todas as cidades por causa da grande proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O transmissor da dengue está aproveitando a onda de forte calor e os reservatórios de água parada para se reproduzir. Por isso a importância da população continuar eliminando os criadouros dentro das casas.

O relatório oficial entre os dias 1º de janeiro e 28 de março mostraram 1.599 casos de dengue notificados em Pará de Minas, sendo 952 casos positivos e 110 casos negativos registrados pela Fundação Ezequiel Dias – Funed.

Ainda estão sendo analisados outros 537 exames sorológicos. Os números mostram o avanço da doença no município por causa da grande infestação de mosquitos provocada pela falta de precaução.

Carlos Henrique Lara Lázaro, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, ressalta que a Prefeitura de Pará de Minas está mantendo todas as ações de combate aos focos e os mosquitos adultos, além das campanhas educativas:

Carlos Henrique Lara Lázaro
carlhenr_epdg1

Ele voltou a pedir a ajuda de todas as famílias pará-minenses no combate aos reservatórios dentro das casas. O maior problema continua sendo as caixas d’água no solo e outros recipientes que são utilizados para guardar água:

Carlos Henrique Lara Lázaro
carlhenr_epdg2

Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti são a Febre Chikungunya e o Zika Vírus. Caso o paciente tenha os sintomas comuns as três enfermidades, ele deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

O tratamento para a dengue é apenas a hidratação através de soro e líquidos. O recomendável é procurar o médico e evitar a automedicação, pois os sintomas podem ser agravados e evoluir até para uma dengue hemorrágica.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!