Dicas preventivas ajudam na proteção contra raios durante as chuvas e evitam prejuízos

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

chuva_raio_relampago3
Com a chega do período chuvoso é muito comum ocorrências de descargas elétricas provocadas por raios. O Brasil registra anualmente milhares desses fenômenos da natureza em diversas regiões.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para evitar tragédias ou perdas materiais é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes. Vale lembrar que os raios conseguem entrar em residências e empresas através de antenas externas de TV.
chuva_raio_relampago1

Outro meio de condução da corrente elétrica é a rede de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Mesmo com a proteção de para raios o sistema não suporta tamanha carga eletromagnética.

Com isso é de suma importância tomar os devidos cuidados com o uso de aparelhos eletrônicos, pois eles podem receber essa descarga elétrica através das tomadas de energia.

Além de queimar os equipamentos, o choque elétrico pode provocar lesões graves e até mesmo a morte. Por isso é importante se precaver, como explica Cléder Melo, gerente de relacionamentos da agência da Cemig em Pará de Minas:

Cléder Melo
cledmel_raios1

cledml_gergr
Ele ressalta que a rede da concessionária de energia elétrica também está sujeita a sofrer danos por causa dos fortes raios. Nesses casos os aparelhos eletrônicos danificados não são passivos de indenização:

Cléder Melo
cledmel_raios2

Também pode acontecer o rompimento de algum cabo da rede elétrica e com isso gerar alguns riscos de acidente. É sempre importante isolar a área e acionar a Cemig através do telefone 116. Caso haja alguma vítima de choque elétrico deve-se acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193:

Cléder Melo
cledmel_raios3

Outras medidas que protegem dos raios é evitar o uso de equipamentos eletrônicos, especialmente a TV e o telefone celular. Todos os aparelhos devem ser desligados da tomada.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!