Prédio da Estação do Pará Cine Café passa por processo de restauração para recuperar características originais

O município reassumiu no dia 11 de fevereiro o prédio da Estação do Pará Cine Café, localizado na Praça Torquato de Almeida. Após assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto a representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na Comarca de Pará de Minas, a cidade voltou a ser responsável pelo imóvel histórico e que conta boa parte da história do município.


Tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural, a Estação do Pará Cine Café foi inaugurada em 1913, desativada em 1988 e cedida para a municipalidade em 1995.  Em 1999 foi adquirida pela prefeitura.

O prédio passou por um processo de restauração e adequação, e transformado em um espaço cultural em novembro de 2000. Desde então vários promotores de eventos tomaram conta do espaço, que foi casa de shows, restaurante, e claro, com o único cinema da cidade. Naquele telão, lançamentos nacionais e títulos que fizeram amantes da sétima arte lotarem o local.


O imóvel foi entregue no início de fevereiro ao município que criou um projeto para utilização do local. Mas ao ter, novamente, o prédio, a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional já previa a revitalização total do espaço, pois há anos ele não era reformado e por ser uma estrutura antiga necessitava de cuidados especiais.

As obras então tiveram início recentemente e as mudanças já podem ser notadas por quem passa pelo local. As paredes escuras em tons de roxo deram lugar ao branco. No entorno das janelas, um tom de azul, cores que retratam bem casarões antigos e imóveis históricos.

Para o assessor de Cultura Walter Gottschalg Duarte o trabalho exige paciência, pois são muitos detalhes a serem preservados no prédio. Os funcionários da prefeitura tem desempenhado o papel com muito entusiasmo:


Walter Gottschalg Duarte
waltercinecafe1

A pintura interna foi finalizada e a externa está em processo de conclusão. Na próxima semana deve ter início a restauração elétrica, que exige também cuidados, pois o imóvel é centenário:

Walter Gottschalg Duarte
waltercinecafe2


Após um estudo feito pela Secretaria Municipal de Cultua e Comunicação Institucional, já foi apresentado e aprovado, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o primeiro andar do prédio será o setor infantil da Biblioteca Pública Municipal. O segundo andar será ocupado por exposições e galerias de artes e nos fundos, onde funciona o cinema, será a sala áudio visual, onde poderão ser realizados workshops, palestras e capacitações. Walter Gottschalg Duarte ressalta a história e agora a cultura que contempla o entorno da Praça Torquato de Almeida:

Walter Gottschalg Duarte
waltercinecafe3


Uma das partes do prédio que tinha problemas e era bem visível por quem passava pela Estação eram as janelas, todas praticamente quebradas. O assessor destaca que após a restauração ninguém notará o que estava estragado:

Walter Gottschalg Duarte
waltercinecafe4

Walter Gottschalg Duarte lembra que esta é a primeira vez que o imóvel é utilizado como um bem cultural e de lazer para os paraminenses, diferente do que era feito anteriormente:


Walter Gottschalg Duarte
waltercinecafe5

Ainda não há prazo para o término das obras e inauguração do novo espaço de lazer e cultura de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!