Funcionários do HNSC protestam contra as condições de trabalho e atraso no repasse do vale alimentação

A população de Pará de Minas foi surpreendida na manhã desta sexta-feira, 29 de março, com a manifestação dos profissionais de vários setores do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), que está sob intervenção da gestão do prefeito Elias Diniz (PSD).

A insatisfação dos funcionários e até a possibilidade de greve no HNSC já havia sido adiantada pelo médico e vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB). O parlamentar, durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Pará de Minas no mês de fevereiro, afirmou que  a situação financeira no Hospital Nossa Senhora da Conceição não está boa. Ênio Talma Ferreira de Rezende disse em plenário que por pouco não foi deflagrada uma greve devido ao atraso nos salários dos funcionários no início do mês passado.

Nesta sexta-feira (29) quem se manifestou foram os funcionários de vários setores, como lavanderia, cozinha, limpeza e administração. Segundo eles, são vários motivos para paralisar as atividades e mostrar à comissão responsável pela intervenção do HNSC que a maioria não está satisfeita com a forma de trabalho.

O ticket alimentação no valor de R$ 110,00 é como se fosse um extra para os funcionários e o acordado é que esteja disponível no dia 20 de cada mês. O que não tem acontecido. Segundo os funcionários, em fevereiro foi creditado no dia 28 e em março ainda não foi disponibilizado.

Além disso, eles reivindicam por melhores condições de trabalho. Alguns funcionários disseram a reportagem do Portal GRNEWS que até a geladeira onde conservavam as marmitas até a hora do almoço foi retirada da cozinha. Hoje eles só tem uma estufa onde são armazenados também materiais e equipamentos do hospital.

Reclamam ainda que caso cheguem atrasados no trabalho, o que pode acontecer com qualquer pessoa por motivos diversos, não têm o horário de café.

Em relação aos salários os funcionários garantiram que recebem em dia, porém há ameaças caso não estejam satisfeitos que podem ir embora. Eles trabalham, segundo a maioria informou, sob pressão.

Uma servidora do HNSC que não quis se identificar por medo de represálias contou que por causa do ticket alimentação não creditado na data correta eles passam vergonha nos supermercados da cidade:

Servidora do Hospital Nossa Senhora da Conceição
servidora1


Mesmo com a manifestação, os funcionários não tem previsão de quando o valor será creditado no ticket alimentação. A servidora ressalta que a geladeira foi retirada dos setores na noite de quinta-feira (28):

Servidora do Hospital Nossa Senhora da Conceição
servidora2

Após algumas horas de paralisação das atividades, a intervenção do hospital foi informada e o secretário municipal de saúde Paulo Duarte esteve no local.

Em uma reunião que durou cerca de uma hora, ele conversou com os funcionários e expôs a real situação do HNSC.

Ele garantiu que nenhuma atividade foi paralisada e os colaboradores apenas se reuniram para conversar sobre comentários que surgiram dentro do hospital, como cancelar o ticket alimentação.

Segundo o secretário o hospital continua funcionando normalmente, os salários não estão atrasados e ninguém será prejudicado com o atraso no ticket:

Paulo Duarte
pauloduarte_hnsc1


Alguns funcionários questionaram o uniforme. Segundo eles o hospital não forneceria a roupa e para ter as peças do vestuário de trabalho, os próprios profissionais deveriam pagar R$ 15,00. Paulo Duarte esclareceu a situação:

Paulo Duarte
pauloduarte_hnsc2

A retirada das geladeiras que foram instaladas em todos os setores também foi explicada pelo secretário que lembrou novamente o não repasse de recursos estaduais e de convênios:

Paulo Duarte
pauloduarte_hnsc3

Desde a intervenção do HNSC no dia 10 novembro de 2017, muitas mudanças foram feitas. Segundo Paulo Duarte a maioria em relação ao sistema interno do hospital.

Sobre o quadro de funcionários não houve demissão em massa e as vagas foram sempre preenchidas para não sobrecarregar nenhum setor.

Ele explica que os profissionais reclamaram de superiores que não tem feito o trabalho para o qual foram contratados:

Paulo Duarte
pauloduarte_hnsc4

O secretário também admitiu a falta de comunicação nas dependências do Hospital Nossa Senhora da Conceição:

Paulo Duarte
pauloduarte_hnsc5

Os funcionários que se manifestaram ficaram reunidos no refeitório do Hospital Nossa Senhora da Conceição e o atendimento não foi prejudicado, pois enfermeiros e médicos não participaram da manifestação nem da reunião com o secretário municipal de saúde Paulo Duarte. Após o encontro eles voltaram ao trabalho.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!