Muita superação para vencer os desafios diante das dificuldades financeiras, diz prefeito de Igaratinga
O ano de 2018 trouxe desafios gigantescos para os prefeitos de todo o estado de Minas Gerais. Principalmente no segundo semestre as receita tiveram uma queda considerável devido a falta de repasses de verbas.
O governador Fernando Pimentel (PT) e sua equipe continua retendo recursos como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), entre outros.
Na área da educação situação é grave devido o não repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). A dívida do governo mineiro com os municípios já passou de R$ 10 bilhões.
O futuro governador terá grandes dificuldades para administrar esse montante em dívidas. A Associação Mineira de Municípios (AMM) já impetrou várias ações contra o estado na Justiça com o objetivo de sanar o problema.
Em Igaratinga a situação não é diferente dos demais municípios. Segundo o prefeito Renato de Faria Guimarães, mesmo com os problemas econômicos a população é compreensiva e tem ajudado muito. Com isso alguns projetos se tornaram realidade:
Renato de Faria Guimarães
balancoigaratingarenatofaria1
O gestor participou dos protestos contra o governador de Minas Gerais e revela que alguns estão adoecendo por causa das cobranças e o endividamento. Por enquanto os serviços essenciais estão sendo mantidos:
Renato de Faria Guimarães
balancoigaratingarenatofaria2
A situação é tão delicada que até mesmo para receber as emendas parlamentares de senadores, deputados federais e estaduais é preciso entrar com contrapartida e a prefeitura não tem esses recursos:
Renato de Faria Guimarães
balancoigaratingarenatofaria3
Os municípios de menor porte são os que mais dependem dos repasses do Fundo de Participação (FPM). A retenção de verbas praticada pelo estado afeta essas prefeituras de forma ainda mais drástica. A expectativa é de que a situação melhore a partir de janeiro de 2019.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.