Boa notícia: Saúde adquire mamógrafo e mulheres paraminenses não precisarão ir até Brumadinho realizar exames

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Um dos exames mais procurados pelas mulheres através do Sistema Único de Saúde (SUS) é o de mamografia. Ele é oferecido gratuitamente aos grupos com risco elevado de desenvolver câncer de mama a partir dos 35 anos e para todas as mulheres que tem entre 50 e 69 anos.

Por meio de um convênio, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas oferece o exame gratuitamente, em uma clínica localizada na cidade de Brumadinho, distante 78 quilômetros do município.

Em março deste ano o Portal GRNEWS mostrou a indignação de algumas mulheres paraminenses que tiveram o exame agendado em Brumadinho e foram para o ponto de ônibus aguardar o veículo que as levaria até a clínica. Algumas chegaram ainda de madrugada, pois vieram de distritos e comunidades. Por falta de comunicação e a frota sucateada, o ônibus não as buscou e ninguém da Secretaria deu sequer uma satisfação sobre o que havia acontecido. Elas só ficaram sabendo através dos veículos de comunicação da cidade. Semanas depois os exames foram reagendados e as mulheres seguiram para Brumadinho.

Mas este dilema está perto do fim. A Prefeitura de Pará de Minas conseguiu um mamógrafo que será instalado ainda neste mês, como confirma o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty:

Wagner Magesty
wagnermagestymamografo1


O secretário lembra que além de facilitar para as mulheres, que não precisarão mais viajar para fazer os exames, a Prefeitura não gastará com o transporte.

O equipamento será instalado no prédio do antigo Pronto Atendimento, no bairro Senador Valadares:

Wagner Magesty
wagnermagestymamografo2

Sobre o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é inaugurá-lo no início de 2020. Todos os serviços oferecidos pela Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade serão transferidos para o local, tornando a região um complexo de saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!