Boa notícia: Saúde adquire mamógrafo e mulheres paraminenses não precisarão ir até Brumadinho realizar exames

Um dos exames mais procurados pelas mulheres através do Sistema Único de Saúde (SUS) é o de mamografia. Ele é oferecido gratuitamente aos grupos com risco elevado de desenvolver câncer de mama a partir dos 35 anos e para todas as mulheres que tem entre 50 e 69 anos.

Por meio de um convênio, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas oferece o exame gratuitamente, em uma clínica localizada na cidade de Brumadinho, distante 78 quilômetros do município.

Em março deste ano o Portal GRNEWS mostrou a indignação de algumas mulheres paraminenses que tiveram o exame agendado em Brumadinho e foram para o ponto de ônibus aguardar o veículo que as levaria até a clínica. Algumas chegaram ainda de madrugada, pois vieram de distritos e comunidades. Por falta de comunicação e a frota sucateada, o ônibus não as buscou e ninguém da Secretaria deu sequer uma satisfação sobre o que havia acontecido. Elas só ficaram sabendo através dos veículos de comunicação da cidade. Semanas depois os exames foram reagendados e as mulheres seguiram para Brumadinho.

Mas este dilema está perto do fim. A Prefeitura de Pará de Minas conseguiu um mamógrafo que será instalado ainda neste mês, como confirma o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty:

Wagner Magesty
wagnermagestymamografo1


O secretário lembra que além de facilitar para as mulheres, que não precisarão mais viajar para fazer os exames, a Prefeitura não gastará com o transporte.

O equipamento será instalado no prédio do antigo Pronto Atendimento, no bairro Senador Valadares:

Wagner Magesty
wagnermagestymamografo2

Sobre o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é inaugurá-lo no início de 2020. Todos os serviços oferecidos pela Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade serão transferidos para o local, tornando a região um complexo de saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!