Falta energia e baterias mantém funcionamento de urna em Onça de Pitangui. Cinco equipamentos já foram trocados
Os servidores da Justiça Eleitoral iniciaram os trabalhos para que as eleições transcorressem sem problemas na madrugada deste domingo, 28 de outubro. A votação começou às 8h e se estenderá até 17h.
Vários mesários voluntários também estão contribuindo com o processo democrático. Neste 2º turno serão eleitos o novo presidente da república e o governador de Minas Gerais que estarão no poder durante os próximos 4 anos.
A 202ª zona eleitoral envolve os municípios de Pará de Minas, Onça de Pitangui, São José da Varginha e Pequi. Nas respectivas seções o clima é de muita tranquilidade e não foram formadas longas filas de espera.
Desta vez a votação é mais ágil porque são apenas dois números para presidente e governador. No 1º turno foram eleitos senadores, deputados federais e deputados estaduais. Deputados distritais também foram escolhidos somente em Brasília.
A movimentação é tranquila na região e a Polícia Militar montou um reforçado esquema de segurança para manter a ordem. De acordo com André Luiz Machado Arantes, promotor eleitoral da Comarca, houve apenas uma falta de energia elétrica no município de Onça de Pitangui.
As urnas eletrônicas estão funcionando por meio de baterias internas e existem equipamentos para reposição. Todas as providências estão sendo tomadas para que a votação continue sendo realizada dentro da normalidade:
André Luiz Machado Arantes
balancovotacaoandreluizarantes
Luiz Antônio Gabriel, chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas, o pleito continua dentro do esperado. Infelizmente alguns eleitores ainda estão cometendo erros ao votar por confundir a ordem dos candidatos na urna:
Luiz Antônio Gabriel
balancovotacaoluizantoniogabriel1
Como ocorre em todas as eleições, foram registrados problemas com cinco urnas eletrônicas. Os aparelhos foram substituídos pelos servidores da Justiça Eleitoral para que a votação não fosse atrasada nas seções:
Luiz Antônio Gabriel
balancovotacaoluizantoniogabriel2
Os eleitores devem levar a colinha com os números dos candidatos que irão votar. A votação deve ser na seguinte ordem: primeiro o número para governador e depois para presidente da república. Depois de digitar os dois números do candidato é preciso apertar a tecla confirma, de cor verde.
Se o eleitor digitar um número que não existe a urna mostrará que o voto é nulo caso seja confirmado. Os que quiserem votar em branco deverão apertar a tecla branco e depois apertar a tecla confirma (verde).
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.