Votos brancos e nulos nunca foram registrados em favor dos candidatos que vencem as eleições

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

luiz_antonio_gabriel100615
O eleitorado brasileiro vai às urnas neste próximo domingo (2) para escolher o futuro dos municípios durante os próximos quatro anos. Na oportunidade serão eleitos os prefeitos e vereadores.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A escolha dos mandatários que ocuparão os poderes Executivo e Legislativo faz parte do processo democrático. Ou seja, os governantes se originam do povo e são eleitos pelo povo.

Em toda eleição existe uma crença de que os votos brancos e nulos são computados para os candidatos que estão ocupando o primeiro lugar na apuração da votação. Mas, isso não passa de um grande boato.

Os votos brancos e nulos são registrados pelas urnas eletrônicas assim como os votos válidos. Segundo a lei o pleito é definido com base nos números de votos válidos, como o próprio nome já indica.

Luiz Antônio Gabriel, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Pará de Minas, informa que após o encerramento da votação a urna eletrônica emite um boletim com todos os números registrados, constando todos os votos.

Segundo ele, os votos brancos aparecem como opção na urna. Já os votos nulos podem ocorrer devido a erros de digitação dos números dos candidatos ou porque o eleitor decidiu conscientemente:

Luiz Antônio Gabriel
votosnulosluizantoniogabriel1

Sobre os votos de legenda, o chefe do Cartório Eleitoral explica que os eleitores digitam o número de um partido político de preferência. Essa informação é computada pelo sistema e entra nos votos válidos:

Luiz Antônio Gabriel
votosnulosluizantoniogabriel2

O voto em legenda é aquele em que o eleitor não indica um candidato específico para ocupar determinada vaga, mas, sim, manifesta o desejo de que qualquer candidato daquele partido possa exercer a função.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!