Tremor de terra em Pará de Minas foi causado por movimentação da placa sul-americana que vai da África ao Chile

A informação foi repassada pela Assessoria de Comunicação Organizacional do 1º Pelotão de Pará de Minas vinculado a 2ª Companhia pertencente ao 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O tremor de terra registrado no fim da manhã de domingo, 26 de agosto, assustou moradores de diversos bairros de Pará de Minas, como Recanto da Lagoa, Santa Edwiges, Eldorado, Providência e Vila Ferreira.

Moradores destes bairros relataram um estrondo, seguido por tremor de terra. Em alguns casos fazendo tremer janelas e até utensílios domésticos que estavam em cima de mesas e outros móveis. Felizmente, ninguém ficou ferido e também não foram constatados danos materiais.

A equipe do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Pará de Minas confirma ter recebido várias ligações telefônicas na manhã de domingo dia 26 de agosto, questionando sobre um tremor de terra sentida por moradores da região do Recanto da Lagoa.

As ligações se destinavam a busca de informações sobre o que teria acontecido, causando barulho e o tremor nas casas. Porém, nenhuma ligação dava conta de danos em residências, feridos ou explosões.

Na manhã de ontem (27) o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou a ocorrência de um abalo sísmico no município de Pará de Minas.

Ainda assim, a equipe do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas foi em busca de outras informações técnicas capazes de explicar o ocorrido. Durante o dia de segunda feira, 27 de agosto, os militares realizaram investigações para explicar o tremor de terra.

Para os Bombeiros a primeira hipótese estaria relacionada às atividades de exploração mineral da empresa Lamil. No entanto em contato com a empresa nenhuma atividade incomum, acidente ou desmoronamento ocorreu na mina no domingo (26), reafirmando o que a empresa havia dito em nota emitida pouco depois do abalo sísmico.

Dando sequência a investigação, os Bombeiros Militares fizeram contatos com faculdades e centros de sismologia em busca de informações técnicas e corretas para explicar o evento.

Até que o sismólogo Fábio Dias, do Observatório Nacional, localizado no Rio de Janeiro, esclareceu que o equipamento da Universidade de Brasília captou um abalo na ordem de 1,6 de magnitude na Escala Richter, com epicentro em Pará de Minas, ás 11h36 da manhã, do domingo (26).

O sismólogo explicou que o fenômeno ocorrido no município de Pará de Minas devido a liberação de tensões, ou seja, a movimentação da placa sul-americana, que vai da África ao Chile.

Acrescentou que o fato é comum e foi muito fraco, que na maioria das vezes não causa dano, somente um susto, como ocorreu em Pará de Minas, assustando moradores de vários bairros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!