Vereadores discutem possível fechamento do Aeroporto de Pará de Minas
Na última semana os paraminenses foram pegos de surpresa ao receber a notícia que o Aeroporto Municipal Arnauld Marinho poderia ser fechado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a qualquer momento.
O aeroporto, onde também funciona o Aeroclube de Pará de Minas, é conhecido no Brasil inteiro pela escola de aviação. Futuros pilotos vem de vários cantos do país para estudar na cidade que se tornou referência no setor.
Mas segundo a ANAC uma torre de telefonia móvel instalada próximo à pista de pouso e decolagem traz riscos e desde o ano passado estudo a desativação do aeroporto.
A Prefeitura de Pará de Minas recebeu do Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica a notificação informando a suspensão das operações no Aeroporto por 180 dias a partir de dois de maio.
A administração municipal conseguiu agir a tempo e determinou que as operadoras de telefonia móvel TIM, Algar e Claro reduzam a altura do equipamento, o que atende as normas da ANAC.
O assunto foi discutido durante reunião dos vereadores realizada na noite de segunda-feira, 22 de abril. Para Ênio Talma Ferreira de Resende (PSDB) é inadmissível deixar que fechem o aeroporto:
Ênio Talma Ferreira de Resende
enioaeroporto1
A altura máxima permitida para a antena no local onde está instalada é de 22 metros, porém a que está duas ruas abaixo do aeroporto possui 46 metros, o que compromete a segurança dos voos.
O Aeroporto de Pará de Minas registra anualmente 15 mil pousos e decolagens. As empresas se comprometeram a diminuir a antena até o prazo estipulado pela ANAC.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.