Vereadores discutem possível fechamento do Aeroporto de Pará de Minas

Na última semana os paraminenses foram pegos de surpresa ao receber a notícia que o Aeroporto Municipal Arnauld Marinho poderia ser fechado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a qualquer momento.

O aeroporto, onde também funciona o Aeroclube de Pará de Minas, é conhecido no Brasil inteiro pela escola de aviação. Futuros pilotos vem de vários cantos do país para estudar na cidade que se tornou referência no setor.

Mas segundo a ANAC uma torre de telefonia móvel instalada próximo à pista de pouso e decolagem traz riscos e desde o ano passado estudo a desativação do aeroporto.

A Prefeitura de Pará de Minas recebeu do Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica a notificação informando a suspensão das operações no Aeroporto por 180 dias a partir de dois de maio.

A administração municipal conseguiu agir a tempo e determinou que as operadoras de telefonia móvel TIM, Algar e Claro reduzam a altura do equipamento, o que atende as normas da ANAC.

O assunto foi discutido durante reunião dos vereadores realizada na noite de segunda-feira, 22 de abril. Para Ênio Talma Ferreira de Resende (PSDB) é inadmissível deixar que fechem o aeroporto:


Ênio Talma Ferreira de Resende
enioaeroporto1

A altura máxima permitida para a antena no local onde está instalada é de 22 metros, porém a que está duas ruas abaixo do aeroporto possui 46 metros, o que compromete a segurança dos voos.

O Aeroporto de Pará de Minas registra anualmente 15 mil pousos e decolagens. As empresas se comprometeram a diminuir a antena até o prazo estipulado pela ANAC.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!