Casos de leishmaniose aumentam em Pará de Minas e veterinário dá dicas

Causada por um parasita, a leishmaniose é transmitida através da picada do mosquito-palha e muitos cães já tiveram que ser sacrificados por causa da doença. Entre os sintomas de um animal infectado estão aumento no volume dos gânglios linfáticos, crescimento exagerado das unhas, perda de pelo, descamação da pele, hemorragias nasais e até atrofia muscular.

Porém, há animais que mesmo infectados não apresentam sintomas clínicos, pois a leishmaniose pode ter incubação de até sete anos.

Por isso é cada vez mais importante que cada tutor fique atento aos sinais que os cães apresentam. Carlos Magno Barbosa Diniz é o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas. Ao Portal GRNEWS, ele detalha dados da leishmaniose que tem acometido muitos animais da cidade:


Carlos Magno Barbosa Diniz

carlosmbdleishman1

Para prevenir a doença é preciso, assim como muitas outras, a higiene do ambiente e do animal. Além disso, é possível comprar para os cães materiais que ajudam a espantar o inseto:

Carlos Magno Barbosa Diniz
carlosmbdleishman2

Hoje há tratamentos para curar os animais com leishmaniose, porém os medicamentos são mais eficazes quando a doença é descoberta logo no início:

Carlos Magno Barbosa Diniz
carlosmbdleishman3

O médico veterinário ainda dá dicas aos tutores de animais domésticos:

Carlos Magno Barbosa Diniz
carlosmbdleishman4

O CCZ de Pará de Minas atende cães com suspeitas da doença. Basta levar o animal até lá na Rua José Bahia Capanema, bairro Papa João Paulo II. O telefone pra mais informações é o (37) 3231-7817.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!