Máquinas iniciam terraplenagem de terreno para construção do novo prédio do Fórum da Comarca de Pará de Minas

A construção da nova sede do Poder Judiciário em Pará de Minas é um sonho antigo dos operadores do Direito na Comarca. O prédio do Fórum Desembargador Pedro Nestor, localizado na Praça Afonso Pena, Centro, já foi palco de ações e julgamentos que entraram para a história.


Apesar de ter passado por várias reformas o espaço não atende mais as demandas. O edifício é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas.

De acordo com estudo deste conselho, o prédio foi inaugurado em 1935 com a presença do então governador do Estado de Minas Gerais, Benedito Valadares Ribeiro, sendo que na época o prefeito era o irmão dele, Francisco Valadares Ribeiro.


O patrono é o Desembargador Pedro Nestor de Salles e Silva, homenagem àquele que foi juiz de Direito da Comarca de Pará de Minas por quase 40 anos.

Ainda de acordo com o conselho, a construção do prédio foi consequência do péssimo estado de conservação do prédio anterior, que se localizava na mesma praça, em frente a sede atual do Judiciário, que foi tomando pelo Conselho do Patrimônio Cultural de Pará de Minas em 1998.


O novo Fórum será construído em um terreno localizado no bairro Morada Cores de Minas. A área foi doada pelos incorporadores do loteamento e as obras de terraplenagem começaram dia 25 de janeiro e devem ser concluídas em 20 dias, dependendo das condições climáticas. Homens e máquinas da Green Urbanismo, empresa de urbanização do Grupo Osper, trabalham no local preparando o terreno para a instalação do canteiro de obras.


O projeto da nova edificação foi elaborado pelo setor de engenharia do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). A obra será executada em uma área de sete mil metros quadrados, localizada entre as ruas José Gastão Machado e Tarsila do Amaral, no bairro Morada Cores de Minas.

A Juíza de Direito Diretora do Foro desta Comarca de Pará de Minas, Herilene de Oliveira Andrade, confirma que o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, apresentará o projeto das instalações do novo Fórum da Comarca de Pará de Minas, nesta quinta-feira, 31 de janeiro, no Salão do Tribunal do Júri da Comarca.


A descentralização do Poder Judiciário deverá acarretar a mudança de escritórios de advocacia, estabelecimentos comerciais, e até o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O local escolhido é de fácil acesso e em uma área nobre da cidade.

Perspectiva do novo Fórum da Comarca de Pará de Minas – TJMG/Divulgação

Quando a obra for concluída e a sede do judiciário mudar de endereço em Pará de Minas, o imóvel utilizado pelo Fórum atualmente será devolvido ao Governo do Estado de Minas Gerais.

Perspectiva do novo Fórum da Comarca de Pará de Minas – TJMG/Divulgação

No projeto elaborado o novo Fórum terá capacidade para abrigar nove varas, numa área construída de 7.050 m². O custo da obra, prevista para ser executada em 720 dias, será em torno de R$ 30 milhões.

Perspectiva do novo Fórum da Comarca de Pará de Minas – TJMG/Divulgação
Perspectiva do novo Fórum da Comarca de Pará de Minas – TJMG/Divulgação

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!