Serra do Cristo recebe mais de 170 mudas de árvores e ressuscitam eterna promessa de criar parque ecológico

serra_cristo_redentor_vista_para_de_minas251116
Nesta sexta-feira (25) foi realizado um encontro no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida para apresentação do projeto de revitalização da mata existente na serra do Cristo Redentor de Pará de Minas, que tem a denominação oficial de Serra de Santa Cruz.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Participaram do evento autoridades, representantes de empresas, entidades e ambientalistas. A proposta visa inicialmente o plantio de mudas de novas árvores para ampliação da área verde do local.

Na última semana foram plantadas 175 mudas de 26 espécies de árvores nativas. A Serra do Cristo tem 13,7 hectares de área e inicialmente serão reflorestados seis hectares.

Rafaela Lúcia Martins de Oliveira, secretária municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, explica que esta foi à primeira etapa da parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig):

rafaela_lucia_martins_de_oliveira251116
Rafaela Lúcia Martins de Oliveira
serradocristorafaelaluciamartinsdeoliveira

Cléder Melo, gerente de Relacionamentos da agência da Cemig em Pará de Minas, afirma que a estatal sempre faz uma compensação ambiental e por isso resolveu fazer a proposta ao município:

cleder_melo251116
Cléder Melo
serradocristocledermelo

Lucélio Nativo da Assunção, coordenador de Gestão Ambiental da Cemig, informa que essa compensação ambiental seria feita em outro município, mas não foi executada por questões técnicas. Com isso Pará de Minas foi beneficiado:

lucelio_nativo_da_assuncao251116
Lucélio Nativo da Assunção
serradocristolucelionativodaassuncao

Custódio Luiz dos Santos, inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), diz que os profissionais de diversas áreas darão suporte técnico em todo o processo de reflorestamento e em uma futura construção de um parque ecológico, que é uma eterna promessa e nunca sai do papel:

custodio_dos_santos251116
Custódio Luiz dos Santos
serradocristocustodiodossantos

A proposta de criação de um parque ecológico na Serra de Santa Cruz ou Serra do Cristo Redentor em Pará de Minas já vendo sendo cogitada há décadas. Além de preservar a área verde, poderia incentivar o turismo ecológico na cidade.

Porém, os envolvidos no processo apenas ressuscitam esta possibilidade de tempos em tempos, mas não agem efetivamente para tornar o projeto em realidade. Se repetir o que aconteceu anteriormente, em poucos dias não se fala mais no assunto. Passa um tempo, surgem novas promessas. Fica nisso.

A mesma coisa ocorre com a instalação de um Posto Avançado de Coleta de Sangue da Fundação Hemominas em Pará de Minas. Falam no assunto quando interessa, criam falsas expectativas na população, mas nunca executam esses e outros projetos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!