Vale continua cumprindo prazos e projeto para construção de adutora deve ser aprovado no próximo mês

Formado após o desastre em Brumadinho no início deste ano e depois de Pará de Minas ser atingida pelo crime ambiental da mineradora Vale, o Comitê de Gestão e Avaliação de Resposta ao Desastre se reúne mensalmente para tratar de ações que minimizem os impactos na cidade e também em municípios da região.

Fazem parte do comitê os representantes da Prefeitura de Pará de Minas, Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Pará de Minas (ARSAP), Águas de Pará de Minas, CREA-MG, Grupo Mais, Ministério Público de Minas Gerais e Observatório Social de Pará de Minas. Além disso, representantes de outros setores e entidades sempre são convidados para ajudar a traçar estratégias.

Nesta quinta-feira, 27 de junho, mais um encontro aconteceu no 3º andar da sede do Executivo. Novas ações foram propostas e discutido o andamento das obras firmadas com a Vale através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Ao final de mais uma reunião, o prefeito Elias Diniz (PSD) conversou com a reportagem do Portal GRNEWS. Segundo ele, todos os relatórios solicitados à Vale foram enviados e tudo está conforme o prazo estipulado. A expectativa é que o projeto de construção da adutora que trará água do Rio Pará até a Estação de Tratamento de Água (ETA) seja aprovado até julho para início das obras:

Elias Diniz
eliasdinizcomite27061


No último encontro, realizado no dia 30 de maio, ficou definida a liberação de um servidor do Município que iria vistoriar os chacreamentos Paraopeba e Vargem Grande e liberar uma declaração para os moradores que têm direito à indenização da Vale. Segundo Elias Diniz o documento será liberado em breve para que as famílias recebam o valor definido pela mineradora:

Elias Diniz
eliasdinizcomite27062

O prefeito salienta ainda que são em encontros como este onde são definidas as estratégias para minimizar os impactos do crime ambiental ocorrido em janeiro deste ano:

Elias Diniz
eliasdinizcomite27063

A educadora ambiental Sônia Naime também participou do encontro que tratou principalmente da questão hídrica do município. Ela lembrou a importância de manter os córregos e ribeirões que abastecem os grandes rios:

Sônia Naime
sonianaimecomite27061


Cinco meses após a tragédia em Brumadinho o Paraopeba continua com níveis altos de contaminação. Especialistas apontam que só daqui a 40 anos a água será própria para consumo. Sônia Naime acredita que é necessária mais ação do poder público:

Sônia Naime
sonianaimecomite27062

O TAC que obriga a mineradora Vale a construir a adutora entre outras obras no município foi assinado no último dia 18 de março. A adutora terá 47 quilômetros de extensão, do Rio Pará até a ETA no bairro Nossa Senhora das Graças. No documento, a obra deve ser entregue até maio de 2020.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!