Saúde amplia vacinação e imuniza paraminenses com comorbidades com idade entre 45 e 48 anos

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta sexta-feira, 28 de maio, mais uma fase da campanha nacional de imunização contra o novo coronavírus. Desta vez poderão receber a vacina pessoas com comorbidades que tenham entre 45 e 48 anos e também quem tem deficiência permanente, recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e tem entre 18 e 59 anos.

A primeira dose da Pfizer, vacina com técnicas diferentes e que exige outras práticas, não pode ser fornecida em drive thru, por isso as doses serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Nossa Senhora da Piedade e nos bairros Dom Bosco, Prefeito Walter Martins Ferreira e Vila Ferreira, além do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

A Referência Técnica da Secretaria de Saúde Ana Clara Teles Meytre ressalta a importância de todos levarem o cartão de vacinação e também um documento que comprove a comorbidade. Tudo isto deve ser apresentado no ato da vacinação:


Ana Clara Teles Meytre

anactmvac451

O quadro citado por Ana Clara Teles Meytre explica as comorbidades consideradas prioritárias para vacinação como diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças das aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatia congênita do adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica: imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de down; cirrose hepática; gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.

É preciso apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica para comprovar a comorbidade.

Quem recebe o BPC precisa apresentar o cartão do benefício que é verde ou azul ou o extrato bancário identificando o benefício. Além disso quem for vacinar deve levar um documento de identificação com foto, CPF, cartão de vacina e comprovante de residência ou declaração de endereço emitida pela unidade de saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!