Caratinga, no Vale do Rio Doce, recebe pacientes paraminenses diagnosticados com Covid-19

Os municípios brasileiros trabalham para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus em todos os setores. Se de um lado o fechamento total do comércio em geral faria com que as pessoas não aglomerassem, esta restrição de funcionamento coloca em risco a vida financeira das empresas.

Fato é que a situação está complicada e o colapso na saúde é vivido diariamente pela maioria das cidades. Pará de Minas, por exemplo, tem registrado aumento na taxa de ocupação de leitos, chegando a 100% na Unidade de Terapia Intensiva e leitos semi-intensivos, e já apresentou lotação máxima também na enfermaria. Situação que leva à transferência de paraminenses para outras cidades.

Além do problema de ser internado em outra cidade, quando é na região a situação é mais branda. Porém, a macrorregião Oeste também está com superlotação de leitos e aí vem a complicação. Nesta semana por exemplo, pacientes paraminenses tiveram que ser levados às pressas para Caratinga, na região do Vale do Rio doce, cidade há 380 quilômetros e em média seis horas de viagem.

Mas a situação por lá também está difícil. Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Caratinga mostra que na quinta-feira, 27 de maio, eram 8.052 casos confirmados de Covid-19, sendo que 7.364 pacientes estão recuperados e 446 ainda são acompanhados pelas equipes de saúde. O município registrou 242 mortes em decorrência da doença.

O Portal GRNEWS ouviu o secretário Municipal de Saúde de Caratinga Erick Gonçalves Silva que falou sobre as ações que tem sido desenvolvidas na cidade. No início da pandemia eles contavam com 20 leitos de UTI, abriram 105, e agora contam com 125 leitos para tratamentos de pessoas com Covid-19, cinco exclusivos para crianças.

Além desta abertura de leitos, ações diárias de conscientização e de facilidade da população ao sistema público de saúde, tem feito os números estabilizarem:

Prefeitura de Caratinga / Reprodução

Erick Gonçalves Silva
erickgscaratinga1

O secretário destaca ainda que devido a abertura de leitos, durante toda a pandemia a cidade não chegou a ter a saúde colapsada. As famílias dos pacientes que são transferidos para Caratinga também são assistidas pela Assistência Social:

Erick Gonçalves Silva
erickgscaratinga2

Assim como Pará de Minas, Caratinga também tem problemas com aglomerações nas portas de bancos e lotéricas. Um decreto municipal limitou a 350 pessoas atendidas diariamente nestas agências:

Erick Gonçalves Silva
erickgscaratinga3

Quanto à vacinação, na cidade a campanha está avançada, sendo imunizadas atualmente pessoas com comorbidades na faixa etária de 30 anos:

Erick Gonçalves Silva
erickgscaratinga4

A cidade de Caratinga – enquadrada a partir de sábado, 29 de maio, na onda verde – mantém os postos de saúde abertos de segunda a sexta-feira de 8h às 10h30 e de 13h às16h30 para vacinar o público de cada etapa da campanha.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!