Máquinas pesadas trabalham na serra onde está a imagem do Cristo Redentor em Pará de Minas; secretário explica
No dia 6 de maio de 2019 foi criado, através de lei municipal, o Parque Municipal Ecológico Urbano Serra de Santa Cruz – Nem Villaça, no alto da Serra de Santa Cruz, também chamada pelos paraminenses de serra do Cristo Redentor. Com a sanção da lei ficou constituído o espaço como complexo de áreas verdes, culturais, religiosas, esportivas, educativas e de lazer.
Além de denominar o espaço, a legislação garante a recuperação e preservação de mananciais, remanescentes de mata atlântica e cerrado, matas ciliares, patrimônios culturais tombados e registrados, promoção do ecoturismo, realização de pesquisas científicas e promoção do empreendedorismo.
Mas na semana passada máquinas começaram a trabalhar no pé da serra, preocupando muitos paraminenses. Inicialmente foi comentado que a Prefeitura de Pará de Minas estaria limpando a área. Em seguida a informação era a construção de uma rua passando bem no meio da vegetação.
O Portal GRNEWS então foi em busca de informações sobre a intervenção na serra. As máquinas foram contratadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura após uma solicitação da Defesa Civil para resolver o problema de um barranco que poderia ceder a qualquer momento e cair diretamente no Ribeirão Paciência.
De acordo com o secretário José Cornélio de Oliveira, a solução no local foi a construção de um talude:
José Cornélio de Oliveira
josecopc1
O parque ecológico manterá a fauna e flora do local, porém, oferecendo opções para que as pessoas também possam aproveitar o espaço. No projeto podem ser incluídos um mirante e uma rua ligando a outro ponto da cidade:
José Cornélio de Oliveira
josecopc2
Ainda não há prazo para iniciar a transformação da Serra de Santa Cruz em parque ecológico.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.