Operação da PF combate fraudes em benefícios do INSS em MG
A Polícia Federal, em colaboração com a Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP), deflagrou a Operação Vaqueiro com o objetivo de desarticular esquemas fraudulentos de benefícios do INSS.
As investigações conduzidas pela equipe da Força Tarefa Previdenciária/MG levaram à identificação de uma pessoa envolvida na fraude aos cofres da União.
Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Belo Horizonte/MG, expedido pela 1ª Vara Federal Criminal de BH/MG.
O método utilizado pelo fraudador envolvia a utilização de pessoas fictícias, incluindo a falsificação de certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência, tudo com o objetivo de fraudar o INSS.
Laudo de biometria forense, elaborado por policiais federais, permitiu também a identificação de outras pessoas fictícias criadas para a obtenção da vantagem ilícita previdenciária. As fraudes praticadas envolveram, em sua maioria, benefícios de amparo ao idoso de baixa renda.
O esquema ilícito resultou em um prejuízo para a União de mais de duzentos e oitenta e cinco mil reais, enquanto a descoberta das fraudes praticadas pelo investigado evitará um prejuízo superior a cento e setenta mil reais aos cofres públicos.
O investigado será autuado, ontem (26), pela prática do crime de estelionato qualificado. As informações são da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.