Manutenção e cuidados com pneus de veículos garantem a segurança nas estradas

Quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, existem indicadores, os chamados TWI, identificados por um triângulo na lateral.

É muito importante inspecionar as laterais em busca de bolhas e calos. Elas indicam que a estrutura interna foi comprometida e o pneu precisa ser substituído imediatamente, pois corre o risco de explodir em movimento.

A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil, além de prejudicar o consumo de combustível do carro.

A recomendação é que o motorista observe as pressões dos pneus em intervalos de duas semanas, mantendo a indicada no manual do proprietário. É preciso manter o registro em etiquetas. A calibragem deve ser feita com pneus frios.

O condutor não pode desperceber da importância de manter o alinhamento e balanceamento do veículo. Além de obter melhor dirigibilidade, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus.

Segundo o comerciante Geovane Antônio Teodorico dos Santos, proprietário da loja Geovane Pneus, durante o período chuvoso os cuidados devem ser redobrados para que não ocorra uma aquaplanagem:

Geovane Antônio Teodorico dos Santos
geovane_antonio_santos_pneus1


Os pneus novos têm uma garantia de 5 anos por parte do fabricante. Porém, a vida útil depende da quilometragem que o carro percorre diariamente. Dependendo da situação o desgaste é menor e a durabilidade maior:

Geovane Antônio Teodorico dos Santos
geovane_antonio_santos_pneus2

Vale lembrar da necessidade de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda e triângulo. Outra sugestão é acrescentar ao kit um pano para limpar as mãos quando necessário.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!