Secretária de Estado de Educação visita Pará de Minas e é surpreendida por alunos contrários a fechamento de escola

O município de Pará de Minas recebeu na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, a secretária de Estado de Educação Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna. Acompanhada de assessores, ela visitou a Superintendência Regional de Ensino (SRE), onde se reuniu com a superintendente Tânia Morato, funcionários e os diretores das escolas estaduais de Pará de Minas.

A secretária também visitou uma instituição de ensino da cidade. A Escola Estadual Manoel Batista, localizada na Rua Rio de Janeiro, bairro São José, foi a escolhida e Júlia Sant’Anna pôde ver de perto a realidade da educação no interior do estado. Lá ela foi recebida por servidores estaduais, o prefeito interino José Porfírio de Oliveira Filho (PV) e a secretária Municipal de Educação, Marluce de Souza Pinto Coelho.

Após conversar com a superintendente e funcionários da escola, ela recebeu os vereadores paraminenses. Eles entregaram a ela uma nota de repúdio em relação ao possível fechamento da Escola Estadual Cândida Alvarenga Mendonça, localizada no distrito de Carioca. Há algumas semanas, a direção da instituição de ensino foi informada do fechamento da escola e desde então algumas mobilizações são realizadas para evitar que os estudantes tenham que ir até Torneiros para completar os estudos.

Após a conversa ela concedeu entrevista ao Portal GRNEWS. A secretária elogiou a organização da SRE de Pará de Minas:

Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna
juliasantannavisita1

Sobre os documentos entregues pelos vereadores, Julia Sant’Anna garantiu que analisará a situação das escolas. É que na avaliação do Governo de MG, é inviável manter uma escola funcionando com 54 alunos e 20 servidores estaduais. Ela voltou a citar a crise financeira no Estado:

Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna
juliasantannavisita2

Após a entrevista a secretária pousou para fotos e quando saía da escola para novas reuniões na SRE foi surpreendida por algumas dezenas de estudantes da Escola Estadual Cândida Alvarenga. Com cartazes e balões, eles gritavam “Não fechem nossa escola”, assim como aconteceu durante reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas, na noite de segunda-feira, 25 de novembro.


Profissionais da educação e pais de alunos acompanharam a manifestação e se mostram insatisfeitos com a possibilidade de fechamento da escola.

Num primeiro momento, apenas assessores tentaram conversar com os manifestantes, mas eles não saíram do lugar, fechando a saída da secretária que estava em um carro do Governo de Minas.

Após alguns minutos, ela foi até eles e garantiu que por enquanto não há nada definido e prometeu estudar o assunto quando chegar à sede da Secretaria de Estado da Educação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!