Migração de empréstimos antigos para carteira digital já movimenta R$ 15 bilhões

O novo programa de crédito consignado do governo federal, o Crédito do Trabalhador, já atraiu mais de R$ 15,7 bilhões em contratos antigos de empréstimos. A migração dos contratos de convênio para a nova plataforma, que fica no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, deve se estender até novembro.

Juros menores e o novo sistema
O objetivo do programa é substituir o modelo antigo de empréstimos, que dependia de parcerias entre empresas e bancos. No novo formato, o trabalhador tem mais autonomia para buscar a melhor oferta de crédito diretamente na plataforma. Segundo o secretário Carlos Augusto Simões Gonçalves, a taxa média de juros do programa é de 3,42% ao mês, um valor bem mais baixo se comparado à taxa de 11% ao mês dos empréstimos pessoais. Para ter acesso, o trabalhador precisa autorizar o compartilhamento de seus dados na Carteira de Trabalho Digital.

Portabilidade e segurança
A plataforma, desenvolvida pela Dataprev, também permite a portabilidade de dívidas. O trabalhador pode pedir a portabilidade de um empréstimo antigo para uma das 122 instituições financeiras habilitadas, garantindo melhores condições de pagamento e taxas de juros mais justas. As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento, com um limite de até 35% da renda mensal. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!