Pará de Minas registrou caso suspeito de Febre maculosa em 2016

vista_para_de_minas_igreja_bairro_nossa_senhora_das_gracas281015
Uma criança de 10 anos morreu em Belo Horizonte depois de passar pelo Parque Ecológico e ser contaminado pela Febre Maculosa. A doença é transmitida pelo chamado Carrapato estrela.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Outras vítimas da mesma doença já foram confirmadas em Minas Gerais e alguns casos suspeitos estão sendo investigados pelos profissionais que atuam na área de saúde.

A patologia pode ser contraída pelo ser humano quando o vetor fica no mínimo 4 horas fixado na pele. A enfermidade tem cura quando o tratamento com antibióticos é iniciado nos primeiros três dias após a contaminação.

Caso ocorra uma demora no diagnóstico, a bactéria Rickettsia rickettsii pode provocar lesões vasculares e comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e dos pulmões. Se não é tratada corretamente, o paciente morre.

Os sintomas são: febre alta, dor no corpo e na cabeça, vômito, desânimo e manchas avermelhadas na pele. Eles podem ser confundidos com a dengue e por isso é importante ficar atento e procurar ajuda de um médico.

De acordo com a enfermeira Maria de Lourdes Liugori, coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica em Pará de Minas, as pessoas que tiverem qualquer contato com carrapatos devem observar as alterações no organismo:

Maria de Lourdes Liugori
febremaculosamarialourdeslliguori1

maria_de_lourdes_liugori
Ela ressalta que informações incorretas dificultam o diagnóstico por parte do profissional de saúde. Todas as pessoas que trabalham na zona rural e tem contato com animais precisam ficar atentos. Ela também confirma que em Pará de Minas houve um caso suspeito da doença:

Maria de Lourdes Liugori
febremaculosamarialourdeslliguori2

Entre algumas medidas de prevenção à doença estão: usar roupas claras, ver se há algum carrapato na pele e colocar a barra das calças dentro das meias. Além disso, é recomendado calçar botas de cano mais alto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!