Eduardo Barbosa acredita nas palavras de Zema que não construirá nova penitenciária em Pará de Minas

A população de Pará de Minas amanheceu assustada no dia 21 de agosto com a notícia da construção de mais uma penitenciária na cidade. Custeada pela mineradora Vale S.A., a informação veio de um servidor estadual e chegou ao município como uma bomba, já que ninguém, nem lideranças políticas e muito menos a população, foi consultada sobre o assunto.

No mesmo dia algumas ações começaram a ser feitas para tentar barrar a construção da penitenciária que segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, teria capacidade para 600 pessoas privadas de liberdade.

Ainda na manhã do dia 21 de agosto, a ata da reunião que definiu Pará de Minas como a cidade para receber a construção, vazou e a reportagem do Portal GRNEWS teve acesso completo aos dizeres.

O prefeito Elias Diniz (PSD) assim como todos os paraminenses, também foi pego de surpresa e ainda na manhã de quarta-feira disse que não dava autorização para que a Vale fizesse o investimento na cidade.

O deputado estadual Inácio Franco (PV) também não concordou com o posicionamento do Governo de Minas que pegou todo mundo de surpresa. Ele disse que no mesmo dia iria intervir junto ao Estado.

O Grupo Mais, entidade formada pela sociedade civil paraminense, também se posicionou contrário e que em nenhum momento o assunto foi pauta das reuniões do comitê formado para discutir os impactos do rompimento da barragem de Brumadinho em Pará de Minas.

No dia seguinte, 22 de agosto, prefeito e vereadores se reuniram logo cedo para elaborar um documento de repúdio e enviá-lo ao governador Romeu Zema (Novo) solicitando que a penitenciária fosse levada para outra cidade e que Pará de Minas não aceitaria um novo presídio.

O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB) interviu junto ao Governo de Minas Gerais. Enviou uma mensagem a Romeu Zema e horas depois recebeu a resposta. Nem o governador de Minas Gerais sabia da construção.

Eduardo Barbosa continuou conversando tanto com Zema quanto com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública e acredita que a cidade já contribuiu nesta questão de segurança:

Eduardo Barbosa
eduardobarbosapeni1

O deputado ficou surpreso também com as atitudes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública em não consultar nenhuma liderança política de Pará de Minas:

Eduardo Barbosa
eduardobarbosapeni2

Logo após a reunião entre prefeito e vereadores, alguns membros do Legislativo foram chamados na porta do Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo. É que enquanto eles estavam reunidos na Câmara uma equipe de topógrafos contratados pela Vale já trabalhavam no local.

O prefeito Elias Diniz acionou o setor de fiscalização da Prefeitura de Pará de Minas e embargou a obra.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!