Registro das propriedades rurais no CAR ainda não atingiu índice esperado, afirma sindicalista

boi_vaca
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico que faz parte do Sistema Nacional de Cadastro Rural (Sicar). O procedimento deve ser feito por todos os donos de propriedades rurais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O objetivo é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de Reserva Legal, Áreas de Uso Restrito e das Áreas Consolidadas das Propriedades e Posses Rurais.

O banco de dados possibilita o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa. Também favorece o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

eugdin_agr
De acordo com Eugênio Mendes Diniz, presidente do Sindicato Rural Patronal de Pará de Minas, o Estado de Minas Gerais registrou cerca de 60% dos registros que são necessários. Para isso os profissionais habilitados estão à disposição do homem do campo:

Eugênio Mendes Diniz
careugeniodiniz1

O líder sindical ressalta que o CAR é o único documento que contempla garantias jurídicas. Ele destaca a importância de todos os pequenos produtores efetuarem o registro e evitar qualquer problema, inclusive com fiscalizações:

Eugênio Mendes Diniz
careugeniodiniz2

Vale ressaltar que recentemente o Governo de Minas Gerais divulgou que 98% das propriedades rurais já haviam sido cadastradas no estado.

As áreas rurais de grande porte já devem estar registradas no sistema. O prazo foi prorrogado por um ano apenas para as pequenas propriedades. Outras informações podem ser obtidas AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!