Equipe da Emater-MG atende produtores de forma remota e feirinha está suspensa em Pará de Minas

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais publicou no dia 20 de março um plano de contingência em prevenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As ações se aplicam às instituições vinculadas ao sistema de agricultura do estado como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Na Ceasa Minas, por exemplo, um ato normativo regulamenta o funcionamento da unidade de Contagem. O objetivo é conter a contaminação pelo vírus e garantir que a comercialização e o abastecimento em Minas continuem. A entrada do público a pé na portaria só será permitida para quem já é credenciado; menores de 14 anos e maiores de 60 não poderão entrar; só estão permitidas a comercialização de produtos tipo hortifrutigranjeiros, destinados ao abastecimento alimentar de pessoas e animais, bebidas, higiene e limpeza, farmácia e drogaria, insumos agrícolas, embalagens para produtos alimentícios e combustíveis.

Funcionários da Emater e IMA trabalham remotamente e mantém o atendimento a produtores e criadores pelos telefones.

O escritório dos dois órgãos em Pará de Minas, funcionam no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, e estão seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

A extensionista da Emater-MG, Kênia Lasmar de Moura, disse ao Portal GRNEWS que ela e outros servidores estão em quarentena, porém trabalham em escala de plantão. O produtor rural que precisar de algum serviço da empresa pode entrar em contato com eles:

Kênia Lasmar de Moura
keniacoronaemater1


A Emater também é uma das organizadoras da Feirinha da Agricultura Familiar que acontece toda sexta-feira de manhã na avenida Brasil, ao lado do Estádio Ovídio de Abreu, Campo do Paraense, no Centro de Pará de Minas. Para ajudar a conter o Covid-19 os produtores não vão expor seus produtos nas próximas semanas.

Mas Kênia Lasmar explica que o consumidor que quiser adquirir os produtos vendidos na feirinha pode enviar a ela uma mensagem que a extensionista entra em contato com o vendedor que tem o produto:

Kênia Lasmar de Moura
keniacoronaemater2

Para entrar em contato com a Emater-MG basta ligar nos telefones (37) 9 9932-3063 e falar com Kênia; ou no (37) 9 9975-5582 e conversar com Itamar. O contato pode ser feito também pelos e-mails kenia@emater.mg.gov.br e itamar@emater.mg.gov.br

Já o IMA, por meio de nota enviada ao Portal GRNEWS, informa que segue com as atividades prioritárias em defesa agropecuária que não podem sofrer descontinuidade. Entre os serviços essenciais de natureza operacional estão o atendimento a suspeita e foco de doenças infectocontagiosas, a inspeção permanente em frigoríficos e o atendimento às denúncias recebidas da justiça, promotorias, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e pelo Fale Conosco do site do IMA.

O atendimento presencial nos escritórios está temporariamente suspenso. Essa medida ajuda a conter o avanço do coronavírus. Diversos serviços online estão disponíveis. No Portal do Produtor é possível fazer a emissão da GTA, PTV, ficha sanitária e declaração de vacina. Como também por solicitação ao escritório por e-mail.

Cidadãos, promotores de eventos pecuários, estabelecimentos agroindustriais e comerciais e demais parceiros do IMA também podem fazer contato por e-mail nos endereços  parademinas@ima.mg.gov.br ou imaparademinas@yahoo.com

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!