Motorista acumular função de cobrador de ônibus depende de lei específica, afirma sindicalista


A exemplo de empresas dos mais variados segmentos, aquelas que atuam no transporte coletivo urbano também estão cortando gastos para conseguirem se manter no mercado. Por isso, em determinados municípios os motoristas de ônibus estão trabalhando sozinhos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em certos itinerários os condutores dos veículos estão acumulando a função de cobrador. Os profissionais do volante são obrigados a parar os carros, receber as passagens, voltar o troco e liberar a catraca.

Com isso muitos cobradores estão sendo demitidos e aumentando as estatísticas do desemprego no país. Além do prejuízo social, existe o risco do excesso de responsabilidades sobrecarregar os motoristas.

Eles precisam ter uma atenção redobrada ao transportar os passageiros em meio a um trânsito cada vez mais caótico. Além disso, os trabalhadores deveriam receber um valor adicional no salário por exercer duas funções.

Em Pará de Minas algumas linhas estão apenas com o motorista. Essa medida não é apoiada por Francisco Ferreira Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte.

Ele explica que nesse caso específico o município precisa votar e aprovar uma lei regulamentando essa dupla função do trabalhador no transporte coletivo. O sindicalista afirma que isso é responsabilidade da prefeitura:


Francisco Ferreira Borges
onibusfranciscoferreiraborges1

O sindicalista disse que a falta do auxiliar de viagem dificulta muito o trabalho dos motoristas de ônibus. Apesar de não ser favorável a mudança que vem sendo implantada aos poucos, ele deixa claro que não pode proibir:

Francisco Ferreira Borges
onibusfranciscoferreiraborges2

Disse ainda que a empresa responsável pelo transporte coletivo ainda não procurou o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte. O representante da categoria não negociou nada e não admitirá o acúmulo de funções dos motoristas:

Francisco Ferreira Borges
onibusfranciscoferreiraborges3

A Câmara Municipal de Pará de Minas iniciou os trabalhos de 2017 formando as comissões permanentes na primeira reunião ordinária do ano, realizada na segunda-feira, 23 de janeiro de 2017. Nenhum projeto tratando dessa questão foi anunciado pela mesa diretora da Casa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!