Falta estrutura nas escolas para atender reforma do Ensino Médio, diz superintendente de Ensino

ola
Um assunto que vem dividindo opiniões entre os educadores e os especialistas na área é a reforma do Ensino Médio no Brasil. A mudança não deverá acontecer até o ano de 2018.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

As mudanças dependem da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecerá as competências, os objetivos de aprendizagem e os conhecimentos necessários para a formação do aluno.

A expectativa é que até meados desse ano a BNCC para o Ensino Médio seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação. Tudo terá que ser aprovado para depois ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

Só depois de todo esse processo que o Novo Ensino Médio poderá ser implementado nos estabelecimentos de ensino do país. O prazo para as adequações inicialmente é de 10 anos.

Cada estado deverá organizar o currículo escolar considerando a BNCC e as demandas dos jovens que terão mais chances de fazer suas próprias escolhas e organizar seus projetos de vida para o futuro.

O sistema permitirá que o jovem escolha uma formação técnica profissional dentro da carga horária do Ensino Médio regular. Isso será possível desde que ele continue cursando português e matemática até o final.

Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão, superintendente Regional de Ensino em Pará de Minas, explica que este ano tudo continuará sem qualquer alteração e as novidades começarão a partir de 2018:


Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão
refensinomediosilvaniagalvao1

Ela afirma que a grande preocupação está relacionada à Escola Integral é a falta de estrutura física das escolas da rede estadual. Todos esses detalhes precisam ser levados em consideração para não afetar o aprendizado dos alunos:

Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão
refensinomediosilvaniagalvao2

A Reforma do Ensino Médio vinha sendo discutida há anos no Congresso Nacional e nunca houve uma definição. Por isso a medida foi aprovada através de Medida Provisória (MP) publicada pelo presidente da República Michel Temer. A partir daí muitas críticas contrárias ao governo federal que estaria impondo uma reforma sem discutir com a sociedade.

Para tentar mudar este cenário de descontentamento o governo federal está investindo em publicidade para tentar explicar melhor sua proposta de reforma do Ensino Médio.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!