Ações efetivas de combate reduzem de 10 mil para 100 o número de casos de Dengue em Pará de Minas


Nos últimos anos o município de Pará de Minas enfrentou sérios problemas com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O inseto transmite várias doenças como a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foram registrados milhares de casos de Dengue e a população lotou o Pronto Atendimento Municipal e as Unidades Básicas de Saúdes (UBS) dos bairros. Uma explosão dos números da doença que causou muitos prejuízos.

Um dos agravantes que culminaram em mais uma epidemia de Dengue em Pará de Minas foi a falta de conscientização das pessoas que espalharam caixas d’água em seus quintais sem o devido cuidado, durante o período em que a população enfrentou um rigoroso racionamento de água nos anos de 2013 e 2014. Os grandes recipientes se transformaram em um criadouro do mosquito.

A Dengue é uma endemia, ou seja, doença infecciosa que ocorre habitualmente e com incidência significativa em dada população ou região. Quando sai do controle e chegam a atingir outras localidades se torna uma epidemia.

Por isso é importante o combate efetivo para evitar que a proliferação do Aedes aegypti e o avanço das patologias. De acordo com Adilson José Batista, gerente de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, vários fatores contribuíram para os bons resultados.

Ele citou algumas frentes realizadas. A principal foi à limpeza e o desassoreamento do ribeirão Paciência em toda a sua extensão. O quadro de agentes de combate a Endemias foi ampliado e as visitas aos imóveis foram intensificadas:

Adilson José Batista
adilson_batista_dengue1


As forças tarefas realizadas nos bairros também ajudaram na limpeza de áreas públicas e lotes vagos. O próximo alvo é reduzir o número de imóveis fechados que não são visitados pelos agentes e se for preciso serão tomadas medidas drásticas:

Adilson José Batista
adilson_batista_dengue2

Durante a epidemia o município teve 10 mil casos de dengue e cinco óbitos. Após o trabalho intensivo da atual administração foram apenas 100 casos no município. A parceria entre poder público e população rendeu bons frutos:

Adilson José Batista
adilson_batista_dengue3

Vale ressaltar que todos os agentes de combate a Endemias estão devidamente uniformizados e identificados com crachás. Todos os cuidados são tomados para que a população abra as portas para os servidores.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!