Possível funcionamento do SAMU no início de 2017 agrada secretário. Base de Pará de Minas está pronta


Na próxima segunda-feira (26) o prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) vai inaugurar em Pará de Minas a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A estrutura construída com recursos federais e do município promete gerar grandes avanços na saúde pública. Os prédios foram construídos em um terreno anexo ao Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira (P.A.), no bairro Senador Valadares.

Após muitas idas e vindas o Samu finalmente será implantado em toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais. A central de atendimento ficará na cidade de Divinópolis e atenderá 54 municípios. A maior parte recebeu ambulâncias. O Governo de Minas Gerais anunciou na quarta, 21 de dezembro, que o SAMU Oeste entrará em funcionamento no início de 2017.

Por meio de uma estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU irá reduzir o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O atendimento pelo telefone 192 funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. A cobertura será para a população de todo os municípios que compõem a macrorregião, beneficiando cerca de 1.190.00 de pessoas.

O custo do serviço de urgência será bancado pelo governo federal, estadual e municipal. A informação veio após uma reunião entre o secretário de Estado da Saúde em exercício, Nalton Cruz e o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

De acordo com Cléber de Faria Silva, secretário municipal de Saúde, a parte da prefeitura já está pronta e só aguarda a liberação por parte do estado. Ele comemora o início da prestação de serviço a partir de 2017:

Cléber de Faria Silva
clebfar_samu1


Ele lembra que nos últimos dois anos o país enfrentou uma grave crise financeira e muitos projetos elaborados foram adiados. O importante é o começo dos trabalhos das equipes de socorro depois de muita luta para a viabilização do Samu:

Cléber de Faria Silva
clebfar_samu2

Sobre o trabalho interligado entre Corpo de Bombeiros, Anjos do Asfalto e SAMU, o secretário explica que é preciso realizar uma reunião e regulamentar os atendimentos que serão feitos em Pará de Minas:

Cléber de Faria Silva
clebfar_samu3

O SAMU realizará o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho, vias públicas ou qualquer outro lugar. O sistema interligado será gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!