Doações diminuem e baixo estoque preocupa coordenadora do Banco de Sangue do HNSC

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

banco_de_sangue_hnsc40215
O município de Pará de Minas não conta com um Posto Avançado de Coleta de Sangue credenciado a Fundação Hemominas. Diversos gestores que administraram a cidade nas últimas décadas sempre disseram que viabilizariam este projeto.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Entretanto, ficou apenas no discurso e essa proposta jamais saiu do papel. Vez por outra formam uma comissão, conversam com a direção da Fundação Hemominas e retornam dizendo que a obra será realizada. Mais uma vez, o assunto cai no esquecimento após as entrevistas e não se fala mais nisso por determinado tempo.

A falta de um Posto Avançado de Coleta de Sangue prejudica a captação de sangue em Pará de Minas. Atualmente os doadores precisam se deslocar até Divinópolis para concretizar a doação.

O Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) disponibiliza ônibus para levar os doadores até lá, mas quase sempre vai com metade dos passageiros que caberiam.

Isso ocorre porque muitos doadores enfrentam dificuldades para conseguir liberação junto aos patrões para faltar do trabalho em função do deslocamento para doar sangue. Muitos empresários não liberam seus empregados.

O resultado desse processo é o baixo estoque de sangue no HNSC, que tem uma demanda muito grande, ficando atrás apenas do Hospital São João de Deus em Divinópolis.
Como poucos paraminenses doam sangue a cada mês, entre 70 e 90 em média, o Banco de Sangue do HNSC fica sempre em débito com a Fundação Hemominas em Divinópolis, ou seja, utiliza mais bolsas de sangue do que a quantidade captada.

A situação que já era preocupante piorou neste mês de novembro, como informa a coordenadora do Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Fabíola Nogueira:

fabiola_nogueira221116
Fabíola Nogueira
fabiola_nogueirabs1

Como estamos na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o estoque deve melhorar um pouco nos próximos dias. Nesta quinta (24), saíram dois ônibus de Pará de Minas, além de doadores em veículos particulares, para doar sangue em Divinópolis. Mas isso só ocorreu em função da data especial. Na viagem anterior a esta foi disponibilizado um ônibus com aproximadamente 45 lugares e somente 21 foram ocupados por doadores.

Ela acrescenta que qualquer pessoa pode ser doadora de sangue, desde que cumpra alguns requisitos para que seja captado sangue de qualidade para atender as pessoas que necessitarem:

Fabíola Nogueira
fabiola_nogueirabs2

Fabíola Nogueira também aproveita para dizer que neste domingo, 27 de novembro, será encerrada a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Nos últimos dias foram realizadas diversas atividades. Outras estão prevista para este sábado (26) e domingo (27), como uma missa em Ação de Graças:

Fabíola Nogueira
fabiola_nogueirabs3

A missa em Ação de Graças pela saúde dos doadores de sangue será neste domingo (27), às 19h30min, na matriz de São Francisco em Pará de Minas. Todos estão convidados para esta celebração.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!