Novo programa no SUS acelera atendimento com mais médicos especialistas
O Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) 1301/25, que cria o Programa Agora Tem Especialistas. O texto, que segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o acesso a médicos especialistas nas regiões que mais precisam desses profissionais.
O programa funcionará até o final de 2030, permitindo a contratação de prestadores privados em troca de redução de impostos federais, com uma renúncia fiscal estimada em R$ 2 bilhões por ano a partir de 2026.
Distribuição de vagas e flexibilidade no atendimento
Para combater a concentração de especialistas em poucas regiões do país, o programa distribuirá 1.778 vagas, com 635 para início imediato. A maior parte das vagas iniciais será para as regiões Nordeste (239) e Norte (146), com o Sudeste e Sul recebendo 168 e 37 vagas, respectivamente.
Além de atuarem em unidades como policlínicas e laboratórios, os profissionais contratados terão que dedicar quatro horas semanais a atividades educacionais, como mentorias e imersões. A MP também permite que os atendimentos sejam feitos, total ou parcialmente, por telemedicina, o que garante ainda mais flexibilidade e acesso a áreas remotas. Com informações da Agência Brasil

