GRNEWS TV: Agricultura familiar garante merenda escolar saudável e fortalece produção local

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Kênia Lasmar de Moura, extensionista, e Fábio Alves de Morais, Técnico agrícola extensionista, falaram sobre as ações da Emater-MG para fortalecer a agricultura em Pará de Minas.

Parceria que transforma
Desde 2009, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determina que pelo menos 30% dos recursos destinados à merenda escolar sejam usados na compra de produtos da agricultura familiar. Para atender à lei, foi criada uma associação de produtores locais em Pará de Minas, que fornece alimentos frescos e de qualidade às escolas.

Apoio e resultados
Um contrato exclusivo entre o Governo de Minas Gerais e a Emater-MG firmado há cerca de três anos intensificou a articulação entre agricultores e escolas, garantindo que a maioria já cumpra a meta dos 30%. Reuniões frequentes com diretores, superintendência e produtores asseguram o alinhamento. O sucesso é evidente: durante o JEMG, escolas anteciparam compras para oferecer refeições nutritivas aos atletas, que receberam elogios de visitantes de diversos municípios.

Produção adaptada e sustentável
A Emater-MG também orienta cardápios e calendários de produção, incentivando o uso de frutas e hortaliças cultivadas no município e respeitando a sazonalidade. Iniciativas como o cultivo piloto de batata inglesa mostram o compromisso em diversificar a produção e fortalecer a economia local.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!