Ipês colorem paisagem seca em Pará de Minas e alertam sobre plantio de árvores em área urbana. Veja imagens


Neste mês de agosto a população vem apreciando a beleza dos ipês amarelos no perímetro urbano e na zona rural. As árvores ornamentais chamam a atenção de todos e consegue produzir flores mesmo com o tempo seco e a paisagem cinzenta do município.


Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


Elas podem atingir 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro e quando cultivadas começam a se reproduzir em um período de três anos. Outras cores na região de Pará de Minas são de ipê roxo, rosa e branco.


O encanto pelas árvores é muito importante e um grande incentivo para que novas mudas sejam plantadas na cidade. Uma árvore melhora a qualidade do ar, absorve água das chuvas e ajuda a terra.


No entanto, é preciso ter um profundo conhecimento da espécie que se pretende plantar para evitar problemas futuros como a destruição de calçadas, muros, fiação elétrica, entre outros.


De acordo com a engenheira Florestal, Ana Gabriela Fagundes, analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Pará de Minas, o que de início pode ser agradável pode se transformar em dor de cabeça:


Ana Gabriela Fagundes
arborizacaoanagabriela1


Ela ressalta que muitas das vezes a iniciativa de arborização é muito válida e precisa ser incentivada. Porém, a falta de critério pode gerar problemas e prejuízos ambientais e financeiros para quem planta de forma inadequada:


Ana Gabriela Fagundes
arborizacaoanagabriela2


Antes de plantar uma muda de árvore é preciso analisar vários detalhes físicos e técnicos. A solicitação de cortes é muito burocrática e o descumprimento da lei ambiental pode acarretar multas e processos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!