Como manter a alimentação saudável durante o inverno? Nutricionista explica

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Com a chegada da estação mais fria do ano é preciso tomar os devidos cuidados com a alimentação. As refeições devem ser variadas e a alimentação deve ser saudável e balanceada, independentemente da época.

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A sopa é uma ótima opção no frio, porém é preciso ter atenção a composição e tamanho das porções. Uma sopa de verduras, proteínas, legumes e temperos naturais pode ser uma opção saudável para os jantares de inverno.

Preparações compostas por creme de leite, macarrão, queijos gordurosos devem ser evitadas devido a caloria. Uma boa pedida são verduras, proteínas magras e legumes, como chuchu e abobrinha.

O consumo de chás pode ter efeitos positivos no organismo devido às propriedades antioxidantes. Eles diminuem os efeitos causados pelos radicais livres e compostos oxidantes.

Apesar de naturais, os chás devem ser consumidos com moderação. Tomar em excesso pode causar efeitos colaterais. Existe uma variedade de chás, como por exemplo os que acalmam: maracujá, melissa e hortelã. Tem também os estimulantes: mate, preto e verde.

De acordo com a nutricionista Fernanda Medina, na época do inverno as pessoas procuram alimentos mais quentes para aquecer o corpo. Além disso, é preciso de mais energia para manter o organismo protegido:


Fernanda Medina
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A qualidade das refeições é muito importante na hora de preparar em casa. O recomendado é evitar temperos industrializados e com muitos conservantes. Ingredientes naturais sempre são os mais saudáveis:

Fernanda Medina
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As tradicionais festas juninas também tem cardápios com muitos doces e frituras. O ideal é consumir menos alimentos que aumentam a glicose e o colesterol e optar por pratos mais saudáveis:

Fernanda Medina
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Outro fator muito importante é tomar muito líquido para hidratar. Entre as melhores opções estão a água e os sucos naturais. A hidratação é muito importante e ajuda a combater gripes e resfriados.

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