Prefeitura e Superintendência Regional de Ensino definem seletivas do JEMG 2022 em Pará de Minas

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) são disputados anualmente e muitos esperados pelos estudantes atletas. É que há a valorização da prática esportiva na escola de forma educativa e democrática. Além do aluno participar com mais eficiência das atividades estudantis é possível identificar novos talentos do esporte.

O JEMG é considerado por muitos uma vitrine. Na competição os atletas são vistos por técnicos e quem sabe podem até mesmo fazer parte de grandes equipes do estado e até do país.

A primeira etapa é a microrregional onde os jogos acontecem nos municípios distribuídos nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Em seguida tem a etapa regional, onde as competições são em seis municípios de Minas Gerais. Na etapa estadual, a grande final do JEMG e quem vence vai para a nacional, chamada de Jogos Escolares da Juventude. Além disso, há a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.

As seletivas para escolher quais times vão representar os municípios no JEMG na etapa microrregional começam dia 18 de março em Pará de Minas.

Em Pará de Minas os estudantes atletas estão entusiasmados com a disputa das seletivas para as modalidades Handebol, Futsal, Vôlei e Basquete.

As discussões iniciaram durante encontro realizado na quinta-feira (24), no auditório Dr. Evaldo Alves D’Assumpção, na Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas, quando foram tratados assuntos inerentes a seletiva dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2022 – e também apresentado calendário de eventos deste ano.

Alexandre Valverde, Diretor da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, explica como as escolas interessadas podem se inscrever e participar da seletiva:

Alexandre Valverde
alexandrevalverdejemg1.mp3

Ele também aproveitou para falar sobre as idades dos estudantes que poderão participar das seletivas, período de realização e locais das competições:

Alexandre Valverde
alexandrevalverdejemg2

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

A professora de educação física Michele Almeida, que trabalha na Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, localizada no bairro Serra Verde, e na Escola Municipal São Judas Tadeu, situada no João Paulo II, falou sobre suas expectativas em relação à retomada dos eventos esportivos escolares e sobre as dificuldades no incentivo à prática de esportes pelos alunos na era digital:

Michele Almeida
michelejemg1.mp3

Os municípios interessados em sediar os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) tiveram acesso aos requisitos mínimos para receberem a edição 2022 do evento, em dezembro de 2021. À época a Subsecretaria de Esportes, por meio da Diretoria de Incentivo ao Desporto Educacional, divulgou os projetos para sediar as etapas microrregional e regional dos jogos.

Os documentos estabelecem as exigências mínimas de pessoal, infraestrutura de locais de competição, alojamento, hotel e restaurante, necessárias para receber estudantes-atletas de 12 a 17 anos dos 853 municípios mineiros que competirão em cinco modalidades: basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.

O planejamento das cidades também deve contemplar as necessidades de transporte, atendimento médico, alimentação, segurança, credenciamento e premiação dos estudantes-atletas, além da divulgação e cerimonial do evento.

Nos Projetos de Sediamento contêm todas as orientações para os gestores locais pleitearem o recebimento dos jogos nas respectivas cidades.

Os protocolos sanitários que serão adotados durante a realização do JEMG poderão sofrer alterações de acordo com as medidas de prevenção à Covid-19 em vigor no Estado e/ou na cidade sede.

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Os sediamento dos Jogos Escolares 2022, em qualquer uma das etapas, serve como critério para a definição do valor do repasse anual do ICMS Esportivo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!