Baixo preço pago pelo litro de leite desanima produtores rurais na região de Pará de Minas
O agronegócio é um dos grandes pilares da economia brasileira e por isso deveria ter uma atenção especial por parte dos governos. Um dos segmentos em que Minas Gerais mais se destaca é o da pecuária leiteira.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Os produtores de leite abastecem um mercado que cresce a cada ano. A demanda dos laticínios aumenta consideravelmente visando atender a produção de derivados como iogurtes, queijos, achocolatados, entre outros.
Porém, o homem do campo tem sentido na pele os efeitos da desvalorização do leite. Por outro lado só aumentam os custos com água, energia elétrica, impostos, mão de obra e alimentação e cuidados com o rebanho. A maioria trabalha no vermelho.
Segundo Ronaldo Pires, diretor financeiro da COOPARÁ, os últimos meses tem sido muito difíceis para os produtores de leite de toda a região. O problema tem sido a queda no preço pago pelo litro de leite ao produtor:
Ronaldo Pires
mercadodoleiteronaldopires1
A desvalorização do leite no mercado ocorreu por causa da grande produção, da importação de leite em pó e das políticas governamentais que não estimulam o setor. Vários fatores contribuíram para a crise:
Ronaldo Pires
mercadodoleiteronaldopires2
Os pequenos produtores rurais são os que mais sofrem diante das dificuldades porque precisam garantir as receitas diante do aumento das despesas e estão desanimados. Muitos pensam em abandonar a atividade. Já os grandes produtores têm mais alternativas para superar as oscilações no mercado, até porque eles recebem mais pelo leite que produzem em suas fazendas:
Ronaldo Pires
mercadodoleiteronaldopires3
A expectativa dos produtores é de que o consumo de leite e derivados aumente a partir de fevereiro devido a volta as aulas. Isso exige uma produção maior e melhora o volume de vendas durante os próximos meses.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.