Bombeiros orientam como prevenir estragos nas residências e agir com segurança durante as fortes chuvas

Antes de se ausentar de sua residência por longos períodos é importante acompanhe as previsões meteorológicas sobre a possibilidade de chuvas fortes no período em que estiver ausente.

Caso seja necessário, coloque seus móveis e eletrodomésticos acima da cota de inundação. Também é importante manter vizinhos informados de sua viagem e deixar um número de telefone para contato.

É preciso manter animais domésticos protegidos e alimentados; recolher e acondicionar materiais e objetos que possam ser levados pela água ou arrancados pelo vento.

Se houver a necessidade de retornar para casa após uma tempestade com a ocorrência de um evento adverso, é preciso consultar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para saber se a área está segura.

Segundo o tenente Cleiton Batista de Jesus, comandante do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, a recomendação é adotar algumas medidas preventivas como a limpeza de calhas do telhado.

Em caso de inundação é importante manter uma pessoa vigiando o nível da água que chega pela enxurrada. Também é importante deixar objetos de valor em um lugar mais alto e utilizar lanternas para iluminar:

Tenente Cleiton Batista de Jesus
clayton_batista_chuvas1


Os deslizamentos de terra é preciso observar infiltrações e rachaduras nas paredes dos imóveis. É imperativo acionar o Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para que seja realizada uma vistoria minuciosa no local:

Tenente Cleiton Batista de Jesus
clayton_batista_chuvas2

Outras orientações importantes são: substituir telhas quebradas e fixar estrutura de telhados que podem se soltar com ventos fortes; desobstruir ralos, valas e tubos de coleta de água; retirar entulhos da rua e do quintal e realizar a poda dos galhos de árvores que coloquem em risco o telhado da residência.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!