Emoção na Série B: Coritiba, Athletico, Chapecoense e Remo conquistam acesso ao Brasileirão 2026
A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro ontem (23) foi marcada por intensa emoção e definiu os últimos classificados para a Série A de 2026. O Coritiba, que já tinha o acesso assegurado, celebrou o tricampeonato da Segundona ao vencer o já rebaixado Amazonas por 2 a 1, repetindo os feitos de 2007 e 2010.
No total, quatro equipes garantiram vaga na elite: Coritiba, que levantou a taça, e mais três clubes que carimbaram o passaporte na rodada final: Athletico-PR, Chapecoense e Remo. Este último protagonizou o maior destaque, pondo fim a um jejum de 31 anos fora da principal divisão do futebol nacional.
Vitória na Arena da Baixada garante o Furacão
O Athletico-PR assegurou a vice-liderança do campeonato ao derrotar o América-MG por 1 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba. O gol da vitória, que levou a torcida ao delírio, foi marcado por João Cruz. O Furacão encerrou a competição com 65 pontos, ficando apenas três atrás do campeão Coritiba. O América-MG terminou em 14º lugar, com 46 pontos.
Quem também cumpriu seu objetivo em casa foi a Chapecoense. O time catarinense superou o Atlético-GO por 1 a 0, com um gol de Walter Clar na Arena Condá, garantindo a terceira posição da Série B, com 62 pontos.
Remo volta à elite após mais de três décadas
A última e mais disputada vaga ficou com o Remo, que enfrentou o Goiás, até então integrante do G4. Em uma batalha de virada diante de um Mangueirão lotado, o time paraense venceu por 3 a 1. Willean Lepo abriu o placar para o Goiás no primeiro tempo, mas Pedro Rocha brilhou com um hat-trick (três gols), um ainda na etapa inicial e dois após o intervalo. O Remo finalizou a Série B com 62 pontos, deixando o Goiás em sexto lugar, apenas um ponto atrás.
O Criciúma, que também possuía chances de acesso, acabou ficando na quinta colocação com 61 pontos após perder para o Cuiabá por 1 a 0, em partida fora de casa. O Tigre foi prejudicado pela expulsão de Felipinho no primeiro tempo.
Ferroviária é rebaixada para a Série C
Na parte inferior da tabela, a Ferroviária não conseguiu escapar do rebaixamento para a Série C de 2026. O time do interior paulista perdeu para o Operário por 2 a 1 fora de casa e terminou em 17º lugar, dentro da zona de rebaixamento (Z4), com 40 pontos.
O Botafogo-SP conseguiu se salvar ao empatar sem gols, finalizando em 16º lugar, com 42 pontos. Já o Athletic venceu o Paysandu por 2 a 1, concluindo o campeonato em 15º, com 44 pontos. Além da Ferroviária, já haviam sido rebaixados nas rodadas anteriores o Paysandu, o Volta Redonda e o Amazonas. Com informações da Agência Brasil


