Condutores de cinquentinhas têm até 1º de novembro para tirar CNH ou ACC
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) adiou para o dia 1º de novembro de 2016 a exigência de habilitação para dirigir ciclomotores, ou seja, motocicletas com potência abaixo de 50 cilindradas.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
As chamadas cinquentinhas se transformaram em uma verdadeira febre, principalmente entre adolescentes. Porém, os veículos estavam sem uma regulamentação específica para garantir a ordem no trânsito.
Para isso foi feita uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida acabou com a polêmica discussão em torno do assunto e agora os condutores deverão ser adequar às normas.
Marcus Vinícius de Oliveira, proprietário da Auto Escola Nacional, explica o processo de habilitação para a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e a Categoria A é o mesmo. Por isso ele recomenda o investimento na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Categoria A para conduzir qualquer veículo de duas rodas:
Marcus Vinícius de Oliveira
cinquentinhamarcusviniciuso1
O empresário informa que o primeiro passo a ser dado pelo candidato a habilitação é procurar a autoescola e marcar o psicotécnico. Após a aprovação no exame são iniciadas as aulas de legislação:
Marcus Vinícius de Oliveira
cinquentinhamarcusviniciuso2
Ele ressalta que a condução de motocicletas envolve um risco muito grande. As estatísticas mostram que grande parte dos acidentes de trânsito envolve motociclistas e os danos causados são muito grandes:
Marcus Vinícius de Oliveira
cinquentinhamarcusviniciuso3
Também entrará em vigor na mesma data o aumento do valor das multas. A penalidade por conduzir cinquentinhas sem habilitação passará de R$ 574,62 (valor que seria cobrado atualmente) para R$ 880,41.
Além disso, a infração prevê retenção do veículo. O emplacamento dos ciclomotores já é obrigatório por isso todos os proprietários devem procurar a Delegacia de Trânsito para fazer o licenciamento dos veículos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.