GRNEWS TV: Policiamento comunitário muda atuação da Guarda Municipal nas ruas e escolas de Pará de Minas

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Luís Miguel dos Santos, Inspetor de Classe Especial, e comandante da Guarda Civil Municipal de Pará de Minas, destacou os novos caminhos da corporação, com prioridade para a prevenção, integração entre forças de segurança e maior aproximação com a comunidade.

Segundo Miguel, a Guarda Civil Municipal atua em parceria com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos, formando uma rede de proteção à população. Ele ressaltou que, apesar dos três anos de criação da instituição, o trabalho conjunto e o compartilhamento de conhecimento são fundamentais para o crescimento da corporação.

Polícia comunitária vai além da presença nas ruas
Com formação especializada na área, o comandante explicou que o policiamento comunitário não deve ser entendido apenas como a presença dos agentes em praças ou espaços públicos.

“O policiamento comunitário vai bem além. Ele pode trabalhar de formas amplas”, afirmou Miguel, citando ações voltadas para vítimas de violência doméstica, acompanhamento após situações de trauma, prevenção ao bullying e cyberbullying nas escolas.

Para ele, a proposta é que a Guarda esteja cada vez mais próxima das pessoas, entendendo os problemas da comunidade antes que situações mais graves aconteçam.

Guarda Municipal aposta na prevenção e educação
O comandante reforçou que a missão principal da corporação não é apenas fiscalizar, mas prevenir.

“A Guarda Civil Municipal sempre trabalha com a prevenção. A presença do agente vem para prevenir o delito e evitar problemas maiores”, destacou.

Dentro dessa estratégia, o Grupamento Escolar já realiza visitas e palestras em escolas municipais e estaduais, abordando temas como bullying e cyberbullying.

Miguel explicou que existe uma grande procura das instituições de ensino pelas ações da Guarda, mas que a demanda ainda é superior à capacidade atual de atendimento.

Mostrar o trabalho além das ocorrências
O comandante também afirmou que grande parte da população ainda conhece apenas uma parcela da atuação da Guarda Municipal, principalmente por meio de notícias relacionadas a ocorrências.

Segundo ele, é importante ampliar a divulgação das ações educativas e preventivas realizadas pela instituição.

“A Guarda Civil Municipal não tem o intuito de punir a população. Ela vem para orientar, conversar e evitar que o problema maior aconteça”, afirmou.

A expectativa é que o fortalecimento do policiamento comunitário ajude a consolidar uma relação mais próxima entre agentes e moradores, tornando a Guarda uma parceira permanente da comunidade.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!