Doses de vacinas estão disponíveis o ano inteiro e basta procurar a UBS mais próxima de casa para atualizar o cartão

Nesta época do ano as pessoas aproveitam para viajar e curtir o verão e as férias escolares da criançada. Com o objetivo de descansar, aproveitar bons momentos com a família e os amigos procuram os destinos mais diversos.

Quando definem a programação da viagem de férias, arrumam as malas e se lembram que para frequentar certos pontos turísticos é preciso estar em dia com o cartão de vacina.

O erro é se lembrarem de cuidar da saúde e tomar as doses da vacina somente neste período. Os profissionais orientam que o cartão de vacina precisa estar atualizado para se livrar de muitas doenças.

Outro detalhe importante é que as vacinas são ofertadas gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população.

As vacinas são destinadas a todas as faixas etárias e campanhas anuais para atualização do cartão de vacinação. A imunização é a principal medida de prevenção e controle de uma série de doenças e, por isso, é necessário que o cartão de vacina esteja atualizado.

Recentemente o Ministério da Saúde confirmou mais de 10 mil casos de sarampo em todo o Brasil. Todos poderiam ser evitados se as pessoas acometidas pela doença tivessem procurado uma unidade de saúde para tomar a dose da vacina.

Ao analisar esta questão, a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Érica Regina da Silva afirma que todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde estão disponíveis na rede pública de Pará de Minas:


Érica Regina da Silva
ericavacinacaopm1

A orientação do serviço público de saúde é para que cada cidadão mantenha o cartão de vacina em dia. Porém, muitos se esquecem de procurar as unidades de saúde para verificar se já tomou todas as vacinas necessárias para sua faixa etária. A boa notícia é que a cobertura vacinal em Pará de Minas vem atingindo as metas estipuladas nas campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a preocupação das pessoas em tomar esta ou aquela vacina dependendo do destino escolhido nesta época do ano para viajar, curtir o verão e as férias, a coordenadora alerta que não existe vacinação diferenciada para cada região brasileira. O que pode ocorrer é a necessidade de metas diferentes em determinados locais, caso ocorra surto de alguma doença:

Érica Regina da Silva
ericavacinacaopm2

O Ministério da Saúde disponibiliza 45 vacinas na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) e todas elas são importantes. Porém, uma se destacam mais que as outras como as vacinas contra Febre amarela, Sarampo, Difteria, Tétano e Poliomielite.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!