Prevenção é prioridade durante o Outubro Rosa para evitar diagnóstico do câncer de mama


Desde os anos 1990 que existe no Brasil o movimento conhecido como Outubro Rosa. O objetivo da campanha é incentivar a participação das mulheres no controle e prevenção do câncer de mama.

A data é lembrada anualmente e são compartilhadas informações sobre a doença que ceifa a vida de milhões pelo país. O trabalho também destaca o maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

Muitas mulheres descuidam da saúde e acabam tendo que remediar um problema que tinha grandes chances de cura no início. Segundo os especialistas, as mulheres sempre devem fazer o autoexame.

De acordo com Juliana dos Santos Machado, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC), a procura aumenta durante o mês de outubro por causa da divulgação da campanha.

Agora o foco está voltado para a prevenção dos problemas de saúde por parte das mulheres. Desta forma é possível ajudar no combate aos novos casos e o tratamento mais eficaz quando é comprovada a doença:

Juliana dos Santos Machado
juliana_machado_outubro1


O Outubro Rosa é uma importante forma de alertar as mulheres sobre o fim do ano e as medidas preventivas a serem tomadas. O CASMUC disponibiliza o serviço de mastologia, mas é preciso procurar primeiro o posto de saúde:

Juliana dos Santos Machado
juliana_machado_outubro2

Qualquer alteração na mama deve ser relatada para o médico. A partir daí devem ser adotados os procedimentos necessários para que seja feito o diagnóstico preciso e rápido.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!