Aluno do SENAI de Pará de Minas conquista o ouro na WordSkills, a Copa do Mundo do ensino profissionalizante

SENAI Pará de Minas/Divulgação

O feito histórico foi alcançado pelo estudante Pablo Joander Paulo, de 18 anos, morador do distrito de Tavares de Minas, município de Pará de Minas. Nesta segunda-feira, 23 de outubro, ele estava no Centro de Formação Profissional Dr. Celso Charuri, no bairro Senador Valadares, acompanhado dos pais.

CNI/Divulgação

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O que tornou a conquista mais surpreendente foi o fato do aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ter competido e vencido em uma modalidade que não é muito comum no Brasil – Escultura em Pedras.

SENAI Pará de Minas/Divulgação

Ele encarou grandes feras de vários países e passou por um processo rigoroso de preparação. O WorldSkills ou Torneio Internacional de Educação Profissional é um torneio Internacional de Educação Profissional promovido pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO) a cada dois anos.

A maior competição de educação profissional do mundo foi realizada entre os dias 15 e 18 de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Os resultados foram divulgados no dia 19 de outubro.


Os cinco medalhistas estão entre os oito competidores mineiros, alunos do SENAI-MG, que participaram da WorldSkills Competition 2017. Eles integram a delegação brasileira que participou do torneio.

Com um total de 34.901 pontos, o país conquistou o 2º lugar geral no mundial de profissões técnicas, perdendo somente para a Rússia, com 35.461 pontos. No quadro de medalhas o Brasil ficou com 7 de ouro, 5 de prata, 3 de bronze e 26 de excelência.


No quadro geral de medalhas, o país conseguiu ficar em 4º lugar. O resultado confirma a excelência de educação profissional do SENAI, que treinou 51 dos 56 competidores brasileiros.

O paraminense conta que não foi nada fácil à maratona exaustiva de treinamentos. Além disso, ficou em Brasília por alguns meses e longe da família. Recebeu apoio psicológico e superou grandes obstáculos:


Pablo Joander Paulo
worldskillspablo1

Ele revela outro fato impressionante – ingressou na modalidade de Escultura em Pedras devido à desistência de outro aluno e agora descobriu que é o melhor do mundo. Deixou uma importante lição para todos que sonham em vencer – nunca desistir e valorizar o apoio de outros:

Pablo Joander Paulo
worldskillspablo2

André de Lima Rufino, gerente do SESI/SENAI em Pará de Minas, ficou muito satisfeito com o resultado positivo da competição internacional. Segundo ele, o Brasil consegue ser o melhor diante de grandes potências mundiais:


André de Lima Rufino
worldskillsandrerufino

Diego Flávio Pereira, treinador do paraminense campeão mundial em Escultura em Pedra, lembra que o processo de treinamento foi bastante intenso. Mas, o resultado não poderia ser melhor:


Diego Flávio Pereira
worldskillsdiegoflavio

Vera Lúcia Perpétua da Silva Paulo, mãe do novo campeão mundial, estava muito orgulhosa com a conquista do título. Acima de tudo, ela destaca o amadurecimento do filho e a experiência enriquecedora que ele teve:


Vera Lúcia Perpétua da Silva Paulo
worldskillsveralucia

Entre os mineiros que participaram da WorldSkills Competition 2017 em Dubai estavam: Edson Aparecido Felix, 22 anos, do SENAI Alvimar Carneiro de Rezende, em Contagem, na modalidade Engenharia de Moldes para Polímeros; Everton Douglas André de Oliveira, 22 anos, do SENAI Ponte Nova, na modalidade Carpintaria de Telhados; e Luciano Pedro Barbosa, 22 anos, do SENAI Ponte Nova, na modalidade Instalações Hidráulicas e de Aquecimento.


Lucas Fernando de Oliveira Santos, 20 anos, do SENAI São João Del Rei (modalidade Controle Industrial) e Pablo Joander de Paulo, 18 anos, do SENAI Pará de Minas (modalidade Escultura em Pedras) conquistaram medalhas de ouro na WorldSkills Competition 2017. Rhany Rodrigues Moreira, 21 anos, do SENAI Divinópolis (modalidade Confecção) trouxe para o Brasil a medalha de prata.

Davi Duarte Fonseca, 22 anos, do SENAI Cedetem – Contagem, (Jardinagem e Paisagismo), e Rubens Rhaiann Souza Santos, do SENAI Cetel BH (Redes de Cabeamento Estruturado), receberam o Certificado de Excelência.

O medalhista de ouro Pablo Joander Paulo percorreu as ruas de Pará de Minas em carro aberto do Corpo de Bombeiros para comemorar sua conquista alcançada no mundo árabe. A próxima edição da WorldSkills Competition será realizada em 2019, em Kazan, na Rússia.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!