Outubro Rosa: mulheres não conseguem mamografias pelo SUS em Pará de Minas por falta de convênio

outubro_rosa
Durante todo este mês os municípios estão apoiando a campanha do Outubro Rosa. O período foi escolhido para chamar a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama nas mulheres.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Órgãos públicos e empresas privadas, como a Concessionária Águas de Pará de Minas, instalam iluminação rosa para reforçar a luta contra a doença em todo o país. Toda a população já tem ciência de que prevenir sempre é melhor do que remediar qualquer patologia.

No combate ao câncer de mama as mulheres devem fazer os exames rotineiros de mamografias. A partir dos 40 anos os especialistas recomendam o procedimento anualmente para que haja o devido acompanhamento.

Em Pará de Minas os exames eram realizados em clínicas particulares terceirizadas. O Sistema Único de Saúde (SUS) envia uma verba que possibilita a contratação de cotas de exames para o município.

De acordo com Cléber de Faria Silva, secretário municipal de Saúde, o credenciamento do novo prestador de serviço está em andamento. Isso também está sendo adotado para as demais ultrassonografias:

cleber_de_faria_silva070616
Cléber de Faria Silva
mamografiascleberdefariasilva1

Ele revela que esse procedimento já foi adotado nos casos de exames laboratoriais e os resultados estão sendo altamente positivos. Isso é possibilitado pela gestão plena dos recursos da área de saúde:

Cléber de Faria Silva
mamografiascleberdefariasilva2

O secretário revela que a União e o Estado muitas das vezes não cumprem com as obrigações de investimentos nessas demandas de exames. Com isso o município tem que arcar com os custos e atender a população:

Cléber de Faria Silva
mamografiascleberdefariasilva3

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o valor estipulado para o pagamento dos exames de mamografia todos os meses é de R$ 21.143,75. Esse montante será o investido na contratação dos exames com os próximos prestadores de serviço credenciados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!