PROERD forma turma da Educação Infantil e supera a marca de 14 mil alunos orientados contra as drogas


A 19ª Companhia da Polícia Militar Independente de Pará de Minas realizou nesta sexta-feira, 23 de junho, a solenidade de formatura de mais uma turma do PROERD formada por alunos da Educação Infantil.

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As crianças participaram do evento no ginásio poliesportivo do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, bairro Várzea. No mesmo local, a Polícia Militar e seus parceiros realizaram na quinta-feira (22) a formatura de 500 estudantes do Ensino Fundamental de Pará de Minas.


Um público eclético formado por militares, autoridades, profissionais da educação e principalmente familiares prestigiou a formatura das quase 400 crianças que receberam o certificado da Polícia Militar nesta sexta-feira (23). Desde que foi iniciado em Pará de Minas o PROERD já formou 14.015 estudantes.


A dona de casa Nayne Tainá Roseno participou da formatura do PROERD e valoriza o trabalho preventivo realizado pela Polícia Militar. Salienta que o filho sempre chega em casa entusiasmado com o aprendizado repassado durante as aulas:


Nayne Tainá Roseno
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A professora Maria Raimunda Teixeira avalia de maneira muito consciente, que para alcançarmos uma sociedade melhor para todos, é preciso investir na criança. Acredita que com a devida formação, essa criança se tornará um adulto capaz de mudar o mundo, independente da área em que atuar:


Maria Raimunda Teixeira
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Ao comentar sobre a importância do PROERD, o sub-comandante da 19ª Companhia da Polícia Militar Independente de Pará de Minas, capitão Fábio Santos, lembra que os traficantes estão espalhados e tentando cooptar as crianças e os jovens. Isso mostra que a Polícia Militar, as famílias e a sociedade precisam agir preventivamente para evitar que elas caiam no mundo das drogas:

Capitão Fábio Santos
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Para ele, a necessidade de intensificar o trabalho de conscientização das crianças sobre os males causados pelas drogas se justifica se observarmos o quanto estão sofrendo as famílias dos usuários de entorpecentes, que por sua vez, também trazem prejuízos a eles mesmos e a terceiros:

Capitão Fábio Santos
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Participantes
Na solenidade de formatura realizada nesta sexta-feira (23), participaram 394 estudantes, que acabaram de concluir o PROERD em seis instituições de Educação Infantil de Pará de Minas. São elas: Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito José Gentil de Almeida; Centro Municipal de Educação Infantil Nair Guimarães Ferreira; Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Constança Torres; Centro Municipal de Educação Infantil José Queiroz; Centro Municipal de Educação Infantil Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt e Centro Municipal de Educação Infantil Raymundo Mendonça.


Redações premiadas

Dessa turma, seis alunas se destacaram no concurso de produção de texto sobre o PROERD. Cada uma recebeu um diploma e uma réplica do Mascote do PROERD, Leão Darem. As meninas contempladas foram: Maria Vitória Marques, aluna do CMEI Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt; Yasmim Dias da Silva, CMEI José Queiroz; Suelen Cristina Diniz da Souza, CMEI Nair Guimarães Ferreira; Érika Júnia da Silva Machado, CMEI Prefeito José Gentil de Almeida; Lara Alves da Silva, CMEI Professora Maria Constança Torres e Franciely Ketely, aluna do CMEI Raymundo Mendonça.


Homenagem especial

O Instrutor do PROERD, cabo Omar Júnior Assis também recebeu uma homenagem especial das turmas de alunos formandos.

Sobre o PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:

Missão
Ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

Visão
Construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Os objetivos específicos do programa incluem:
Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.

Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.

Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.

Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

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