Sindicato Rural fecha acordo com IMA para cumprimento das normas de biossegurança nas granjas de aves

audiencima
As negociações avançaram na semana passada após intervenção do deputado estadual Inácio Franco que intermediou uma audiência na sede do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O encontro foi para tratar da Instrução Normativa 56 do IMA, publicada em 2007. A legislação trata da implantação das medidas de biosseguridade nas granjas de frango, galinha de postura e na criação de outras aves.

A reunião contou com a participação do diretor-geral do IMA, Márcio Botelho, Donizeth Couto da Cogran e os empresários da avicultura Fábio Capanema e Délcio Santos.

Ficou definido que o IMA analisará a adequação sanitária necessária para se evitar a contaminação das aves pelo vírus Influenza, o qual provoca a chamada gripe aviária.

O órgão deu um prazo até o dia 29 de fevereiro para que todos os produtores assinem o termo de compromisso. Cada produtor apresentará uma planilha de metas e prazos a serem cumpridos.Também foi designada uma profissional do IMA para dar todo suporteaos avicultores.

Nesta terça-feira foi realizada uma reunião com produtores de aves na sede do Sindicato Rural Patronal de Pará de Minas. Thales Almeida Pereira Fernandes, diretor-Técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), explica que as exigências são de 2007 e devido a crise econômica foi ajustado o atendimento a cada empresa de Pará de Minas:
thalsfr_ima

Thales Fernandes
thalsfr_ima

Guilherme Costa Negro Dias, gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, ressalta que o Brasil atualmente é classificada como zona livre da gripe aviária. Ele explica que o vírus pode sofrer mutações e provocar mortes de animais e de seres humanos:
guilhmcst_ima

Guilherme Costa
guilhmcst_ima

Eugênio Mendes Diniz, presidente do Sindicato Rural Patronal, conta que foi procurado pelos empresários do ramo de avicultura e por isso foi fechado o acordo técnico com os avicultores da região de Pará de Minas:
eugdin_ima

Eugênio Mendes Diniz
eugdin_ima

Informações do escritório Seccional do IMA em Pará de Minas indicam a existência de aproximadamente duzentas e oitenta granjas na região e apenas cinco assinaram o termo de compromisso exigido pela legislação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!