Pará de Minas inaugura sede própria do CAPS-AD


O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) funciona há alguns anos em uma casa alugada na rua Coronel Domingos Justino, Centro, em Pará de Minas.


Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


O órgão tem como objetivo proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.


O CAPS-AD atende hoje a vinte e cinco pacientes por turno, tendo como limite máximo quarenta e cinco pacientes/dia. Mas, essa realidade será diferente a partir de agora, pois uma nova sede foi construída.


Foram gastos R$ 1,3 milhões de reais vindos do governo federal e o município entrou com uma contrapartida de R$ 300 mil. O espaço mais amplo fica na rua Santa Inês, no Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo.


O local será do Tipo 3 e terá capacidade para receber pacientes em regime intensivo. O prédio conta com dormitório, salas de consulta, recreação e um espaço físico para receber 60 pacientes por dia.


Na tarde desta quinta-feira (22) foi realizada a solenidade de inauguração do CAPS-AD Tipo 3. O prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) participou do evento e comemorou mais uma benfeitoria de seu governo para a saúde do município:


Antônio Júlio de Faria
inauguracaocapsadantoniojulio


Viviane Cristina Carvalho Teixeira, gerente do CAPS-AD de Pará de Minas, estava muito emocionada com a nova estrutura física. Ela ressalta que não existe outra igual em todo o estado de Minas Gerais e a meta é ampliar cada vez mais os trabalhos assistenciais:


Viviane Cristina Carvalho Teixeira
inauguracaocapsadvivianecristinacarvalhoteixeira


A nova unidade recebeu o nome de Lídia Coutinho Marinho Faria. A família dela esteve presente e participou da cerimônia inaugural. O advogado Osvaldo Ramalho, viúvo da homenageada, falou da grata satisfação de ver o nome da falecida esposa sendo lembrado pelo poder público:


Osvaldo Ramalho
inauguracaocapsadosvaldoramalho


A grande expectativa agora é em relação a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), e da base do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no bairro Senador Valadares, ao lado do Pronto Atendimento Municipal (PA). A cerimônia está marcada para segunda-feira, dia 26 de dezembro.


Serviços ofertados pelos CAPS-AD:

Atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros);

Atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras);


Atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração do doente mental na comunidade e sua inserção familiar e social.

Os pacientes assistidos em um turno (04 horas) receberão uma refeição diária: os assistidos em dois turnos (08 horas) receberão duas refeições diárias.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!