HNSC será referência para tratar COVID-19; pacientes contaminados pelo vírus serão transferidos para Pará de Minas

A gestão do sistema de saúde sempre foi um grande desafio para os gestores públicos e administradores das unidades, e fonte de reclamação e questionamento dos cidadãos. Organizar os serviços básicos de saúde requer, além de muito estudo técnico, análise e pesquisas locais para prestar o melhor atendimento aos usuários.

Principalmente em tempos de pandemia devido ao novo coronavírus (COVID-19), o caos na saúde é preocupação de todos e um colapso no sistema de atendimento fica ainda mais perto. O sistema já está colapsado em seis capitais brasileiras. Buscando organizar os atendimentos durante a pandemia e evitar que pacientes com outros problemas clínicos se misturem aos infectados pelo coronavírus, evitando a transmissão, a Secretaria de Estado de Saúde está implementando um plano macrorregional de atendimento.

O intuito do plano é certificar e organizar hospitais para receber apenas um tipo de atendimento clínico. Visando conseguir acolher à todos os pacientes e não entrar em colapso. O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Pará de Minas também fará parte do plano. Com isso, paraminenses que precisarem de tratamento de ortopedia, por exemplo, serão destinados para cidades vizinhas. Por outro lado, os municípios da região enviarão seus pacientes com COVID-19 para o HNSC em Pará de Minas.

A inclusão da entidade de saúde paraminense no plano macrorregional, foi uma imposição da Secretaria de Estado de Saúde, que busca organizar o atendimento na região. O HNSC ficará responsável pelos atendimentos da COVID-19. O diretor administrativo do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Clelton Pacheco, explica o processo, ressaltando que existem benefícios:


Clelton Pacheco
cleltonpacheco1

De acordo com o diretor, a Secretaria de Estado de Saúde ainda não divulgou completamente o plano de ação nas instituições, mas já foi definido que cada cidade receberá apenas um tipo de atendimento, sendo que o hospital de Pará de Minas será referência para receber pacientes com coronavírus. Clelton Pacheco destaca ainda que a maternidade do HNSC continuará com o atendimento normal, com entrada e tratamento exclusivo.

Considerando que pacientes paraminenses que necessitem de atendimentos específicos como tratamentos e cirurgias serão encaminhados para outras cidades, e isso pode causar dúvida e insatisfação da população, Clelton Pacheco explica que em tempos de pandemia, isso será necessário para atender à todos:

Clelton Pacheco
cleltonpacheco2

Segundo o diretor, durante o período de pandemia, os custos do hospital triplicaram e este plano macrorregional de atendimento, cobrirá estes gastos enquanto implementado. Financeiramente falando, Clelton Pacheco cita que vários recursos atualmente foram direcionados para compra de materiais e gastos para tratamento de COVID-19:

Clelton Pacheco
cleltonpacheco3

Acrescenta que os leitos clínicos do HNSC serão direcionados apenas à atendimento de pacientes com coronavírus e os demais pacientes serão encaminhados à outros hospitais da região, cada um com sua especialidade. Os pacientes com convênios médicos, continuarão sendo atendidos em Pará de Minas, tendo uma ala destinada à eles:

Clelton Pacheco
cleltonpacheco4

Clelton Pacheco disse que ainda podem ocorrer mudanças no plano macrorregional, como o caso de alguma instituição de saúde regional não aceitar as imposições e solicitar a troca da especialidade de referência, além de novas formas de tratamento determinadas pelo governo estadual:

Clelton Pacheco
cleltonpacheco5

Ainda não foi definido quando o plano será implementado em Pará de Minas. Já estão sendo feitos os preparativos no HNSC mas a previsão é que o plano seja publicado nesta semana. O diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição ressalta que a partir da publicação, podem ocorrer remanejamentos dos pacientes internados na instituição que não estejam com COVID-19, para outras cidades da região.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!