MG descomplica acesso a mais de 200 serviços digitais de trânsito

O Governo de Minas Gerais está investindo na simplificação do acesso do cidadão aos serviços digitais de trânsito. Nesta quarta-feira (15/10), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou as Jornadas do Cidadão, uma reorganização dos mais de 200 serviços disponíveis no Portal de Trânsito de Minas Gerais. O objetivo central é tornar a navegação mais intuitiva, focada na experiência do usuário.

A iniciativa, desenvolvida pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), ligada à Seplag-MG, organizou as funcionalidades de forma lógica para que tanto cidadãos quanto empresas encontrem o que precisam de maneira rápida, sem ter que compreender a estrutura interna do órgão.

Todos os serviços foram submetidos a uma revisão para garantir a utilização de linguagem simples e clara e informações atualizadas. Essa medida visa tornar o acesso mais inclusivo para pessoas com diferentes níveis de escolaridade ou familiaridade com o ambiente digital.

Nove jornadas para veículos e sete para habilitação
Ao entrar no Portal de Trânsito, o usuário encontrará os serviços divididos em Jornadas do Cidadão. São nove jornadas relacionadas a veículos, seis a infrações, sete a habilitação e cinco sobre educação no trânsito.

A nova abordagem é estruturada em níveis. O primeiro nível indica o caminho principal, como “Transferir propriedade de veículo – Comprador”. Os níveis subsequentes detalham as opções específicas da demanda, como “Veículo novo” ou “Veículo emplacado”.

Essa reorganização tem o potencial de facilitar o entendimento do processo, diminuir erros no envio de documentação e reduzir a necessidade de deslocamento para atendimento presencial de dúvidas básicas. A simplificação da linguagem, além disso, promove maior acessibilidade para diversos perfis de usuários.

Atualmente, 85% das etapas dos serviços de trânsito já são realizadas digitalmente, o que permite resolver a maioria das demandas on-line, gerando economia de tempo e custos para o cidadão. Com informações da Agência Minas

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