Presidente do CBH-Pará confirma crise hídrica no rio que abastecerá Pará de Minas em 2020

Uma notícia divulgada no dia 17 de outubro deixou muita gente preocupada. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarou oficialmente a situação crítica de escassez hídrica no Rio Pará. As vazões estão abaixo de 70% do nível de referência, o que exigiu mudanças rápidas.

Para minimizar os impactos da seca, o Igam aplicou uma medida que será válida até 30 de novembro. Os 36 usuários com autorização para tirar água no rio terão que reduzir até 50% da captação diariamente.

A população de Pará de Minas também está preocupada com a situação. Após o rompimento da barragem da Mineradora Vale S.A., em Brumadinho, afetando diretamente o rio Paraopeba, onde a cidade captava água, restou à construção de nova adutora no Rio Pará.

As obras iniciaram e a captação deve começar em julho de 2020. Com a escassez resta saber se será possível trazer água do rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro Nossa Senhora das Graças em Pará de Minas.

A vazão do rio vem diminuindo a cada ano devido ao consumo que só aumenta. Sobre esta crise hídrica, a reportagem do Portal GRNEWS ouviu o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH-Pará). José Hermano de Oliveira Franco garante que a população deve se conscientizar para preservar os mananciais:


José Hermano de Oliveira Franco
josehermanoescasriopara1

Quanto a Pará de Minas ele espera que agora, vendo de perto os problemas envolvendo a crise hídrica, o Município crie medidas de preservação e novas estratégias para os mananciais. O comitê também pretende traçar metas e cobrar dos usuários de água:

José Hermano de Oliveira Franco
josehermanoescasriopara2

Conforme a deliberação do Igam, os usuários que captam água para consumo humano ou abastecimento público deverão reduzir em 20% o volume diário. Ou seja, caso Pará de Minas já tivesse a adutora em pleno funcionamento, a captação para o município seria reduzida.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!